Notícias

TECH BUSINESS - Blockchain: tendência que faz diferença nas empresas

30/03/2022

Quando se fala de tecnologia voltada para os negócios é quase certo que neste exato momento está sendo criado algo novo – alimentando a percepção de se estar sempre um passo atrás. Mas esse alarmismo não é necessário, desde que as empresas saibam o que realmente pode fazer a diferença nos negócios. É o caso do blockchain. De acordo com o consultor Fabio Braggio, especialista em gestão de projetos, o conceito de blockchain surgiu há dez anos, em função das bitcoins (criptomoedas ou dinheiro eletrônico).  O termo é autoexplicativo, ou seja, significa uma corrente de blocos na qual cada bloco (banco de dados) é ligado ao próximo através de um registro público (Public Ledger). Essa descentralização de registros aumenta a segurança das operações, evitando a ação de hackers.

Estudo da IBM realizado com 200 bancos de 16 países mostra que as instituições financeiras estão avaliando os ganhos de se investir em blockchain, ainda que apenas um em cada quatro bancos tenha efetivamente começado a apostar nesse modelo para reduzir tempo, custo e risco de muitas transações. São três as principais áreas de negócios que estão se beneficiando com a blockchain: referência de dados, pagamentos no varejo e empréstimos ao consumidor. Enquanto isto, empresas de variados perfis, desde indústrias até o comércio, passando pelos setores de saúde e tecnologia, estão implantando soluções nesse sentido. “Não se trata de mais um termo da moda”, afirma Braggio. “Respeitado o tempo da curva de aprendizado, o blockchain é uma solução que veio para ficar, podendo ser implantada por uma equipe de TI ou ser contratada como serviço”.

Nesse último modelo, o especialista aponta cinco ganhos principais: 1) Acesso a novas tecnologias; 2) Possibilidade de testar uma nova tecnologia sem necessariamente correr os riscos inerentes ao processo; 3) Suporte ao cliente; 4) Soluções compatíveis com o tamanho da empresa; 5) Redução de custos, especialmente de energia. “Por exemplo, o blockchain pode contribuir muito com a rastreabilidade de mercadorias, indicando sua origem, movimentação, quantidade etc. Essa possibilidade eleva a relação B2B a um novo patamar de transparência, simplificando muitos processos. E tem mais: se for detectado qualquer problema no processo, é simples voltar para o ponto de origem”, diz o consultor.

Já quando o blockchain é aplicado à gestão de projetos, Fabio Braggio afirma que a solução resolve um dos grandes gargalos nos negócios: o excesso de tempo empregado nas transações contratuais. “Em médias e grandes empresas, a comunicação entre as partes pode representar um desafio para muitos projetos. Neste caso, com os ‘smart contracts’ (contratos mais resumidos), os aceites podem ser validados rapidamente – sem a necessidade de muitos mediadores. Isso não só contribui para o sucesso do projeto, como significa redução de tempo e custos”.

* Fabio Braggio, consultor em gestão de projetos

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br