Notícias

OFTALMOLOGIA - iLasik restaura visão 20/20 ou melhor ainda

21/09/2016

 

Visão 20/20 significa enxergar bem a uma distância de seis metros (20 pés) do quadro de teste. É a visão considerada normal. Pessoas com problemas oculares graves costumam ter visão entre 20/80 e 20/200 – que é o limite da cegueira legal tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Para dirigir, por exemplo, o motorista tem de ter pelo menos visão 20/40. Por outro lado, em poucos casos a pessoa tem uma visão melhor do que o normal, atingindo 20/10. De todo modo, pessoas com problemas de miopia ou hipermetropia se beneficiam muito da cirurgia a laser personalizada iLasik. De acordo com Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos – pioneiro no uso de novas tecnologias empregadas na recuperação da visão – trata-se de um avanço na já consagrada técnica Lasik, empregada em mais de 32 milhões de cirurgias.

Neves revela que até 98% dos pacientes míopes com indicação cirúrgica conseguiram restaurar a visão 20/20 ou ainda melhor. “O procedimento implica numa correção customizada a laser com excelentes resultados e bastante segura. Com o auxílio de um computador e um software, o cirurgião consegue reproduzir o desenho da topografia da córnea e se guiar durante a cirurgia. Todo o resto é automatizado, inclusive o flap na córnea, que é um fino corte para corrigir a imperfeição (IntraLase). O paciente não sente dor, já que não há sangramento e seus olhos estarão anestesiados com colírio apropriado. Na grande maioria dos casos, o paciente se livra dos óculos e das lentes de contato de uma vez só”.

O especialista explica que a cirurgia costuma ter duração média de dez minutos em cada olho. “Por se tratar de um procedimento seguro e rápido, normalmente a anestesia é local. Ou seja, o paciente permanece acordado durante todo o tempo e pode interagir com o cirurgião-oftalmologista. Mas há casos em que o paciente é bastante ansioso e tem indicação de relaxar com o uso de medicamentos. Isso tudo deve ser detalhado durante a consulta que antecede a cirurgia, bem como os riscos envolvidos – embora a técnica iLasik tenha baixo índice de problemas pós-operatórios. Quando comparada à Lasik, em que o flap é feito manualmente com lâmina, os resultados são ainda melhores, principalmente em relação ao conforto visual, nitidez de imagem – incluindo a visão noturna. Até agora, esse é melhor método de se livrar dos óculos”.

Fonte: Prof. Dr. Renato Neves, cirurgião-oftalmologista e diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo – www.eyecare.com.br

 

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br