Notícias

GESTÃO & TECNOLOGIA: Terceirização de portais corporativos facilita gestão de PMEs

17/03/2010

Parceria firmada entre a Online Brasil, empresa de estratégias em tecnologias e negócios, e a Navita, especializada em sistemas para portais corporativos e aplicativos para celulares inteligentes, promete aquecer o mercado de software como serviço (SaaS). O objetivo é oferecer uma solução completa (aplicativo Navita Portal 2.0, infraestrutura, conectividade, gerenciamento e suporte) a um preço altamente atraente para pequenas e médias empresas.

“Percebemos que uma proposta como essa seria muito interessante, já que o custo do licenciamento e a infraestrutura necessária para a implantação de um portal corporativo e intranet poderão ser bastante agressivos, em torno de R$ 600 ao mês para até 10 usuários por empresa”, diz Guilherme Araújo, diretor de novos negócios da Online Brasil.

De acordo com a ACSP (Associação Comercial de São Paulo), 66% das empresas têm site. A maioria, entretanto, ainda não se dedicou a maximizar seu uso. A situação é mais crítica entre os negócios que ainda não investiram sequer em um simples site: 41% das microempresas; 15% das pequenas; 14% das grandes e 5% das médias.

É nesse cenário que a parceria entre a Navita e a Online Brasil deverá dar bons frutos. De acordo com Araújo, o Navita Portal 2.0 oferece ferramentas que contribuem para a gestão do negócio:

Redução do tempo investido na atualização de sites e intranets;
Aumento da produtividade da equipe;
Maior rapidez e eficiência na publicação e manutenção de conteúdo;
Agilidade na publicação de imagens, animações, vídeos, podcasts etc.;
Facilidade para criar enquetes e pesquisas de satisfação dos clientes;
Geração de relatórios gerenciais;
Melhoria dos processos de comunicação.

Na opinião do gerente de alianças da Navita, Eduardo Abreu, o mercado de SaaS é estratégico e a nova oferta permitirá ganhar competitividade e atender empresas antes fora do escopo. “Estamos certos de que essa parceria gerará ofertas com valores bem atraentes e nos permitirá explorar estrategicamente o potencial das pequenas e médias empresas. Acreditamos que, dentro de um ano, entre 10% e 20% da receita de licenças e serviços de portais serão provenientes desse modelo”.

Fontes:
*Guilherme Araújo, diretor comercial da Online Brasil (www.onlinebrasil.com.br), empresa de estratégias em tecnologias e negócios que há 17 anos atua em Data Center, Segurança, Virtualização e Sistemas.

*Eduardo Abreu, gerente de alianças da Navita (www.navita.com.br), empresa de tecnologia especializada em sistemas para portais corporativos e aplicativos para celulares inteligentes (BlackBerry).

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br