Notícias

SAÚDE: Como saber se alguém está sofrendo um derrame? Socorro imediato aumenta consideravelmente as chances de tratamento, diz especialista

23/02/2010

O Hospital Santa Paula (SP) criou a “Cartilha do AVC”. O projeto faz parte da UTI Neurológica que completará um ano em breve e traz informações sobre como prevenir e identificar sintomas de um acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como derrame.

De acordo com a neurologista e coordenadora da UTI, Renata Simm, há dois tipos de AVC (derrame): isquêmico e hemorrágico. “Enquanto no primeiro caso ocorre uma parada súbita da circulação de sangue em uma parte do cérebro, no outro acontece um sangramento. Nos dois casos, entretanto, o paciente deve ser levado rapidamente a um hospital, já que o tempo é fundamental para se ter um melhor resultado, sem sequelas”.

Segundo a médica, o atendimento especializado aumenta as chances do paciente. “Se uma pessoa receber a medicação adequada dentro de até três horas a partir dos primeiros sintomas, as chances de tratamento do AVC isquêmico são bastante promissoras”.

Os sintomas do AVCI e do AVCH variam um pouco: “No acidente vascular isquêmico, a pessoa pode sentir perda de força em um braço, numa perna ou em ambos; pode entortar a boca e ter dificuldade para falar; perder a coordenação motora; e ainda sentir formigamento num lado do corpo. No tipo hemorrágico, além dos sintomas já descritos, geralmente a pessoa sente uma súbita e intensa dor de cabeça, podendo apresentar vômito e desmaio”, diz a doutora Renata Simm.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO

1.Hipertensão arterial
2.Diabetes
3.Colesterol alto (dislipidemia)
4.Tabagismo
5.Arritmia cardíaca
6.Histórico familiar

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br