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NEGÓCIOS: Empresas voltam a investir na terceirização de TI
17/02/2010
Contar com um sistema eficiente de back up, com um data center capaz de oferecer informações padronizadas e estruturadas a qualquer momento, e com toda uma infraestrutura de TI capaz de fazer mais e melhor em menor tempo, faz toda a diferença nos negócios. Na opinião de Guilherme Araújo, diretor comercial da Online Brasil, “passada a pior fase da crise econômica internacional, a terceirização de TI deve retomar um bom ritmo de crescimento este ano”.
Araújo diz que as vantagens do outsourcing de TI vão muito além de se contar com profissionais especializados na gestão e atualização de software – seja uma aplicação-padrão, seja customizada. “Além de melhorar o desempenho nos negócios, já que permite um corte de custos mais acentuado, surgem novas oportunidades à medida que as empresas passam a ter acesso facilitado à mão-de-obra especializada, técnicas avançadas e tecnologia de ponta. O outsourcing, então, aumenta o valor do negócio e as vantagens competitivas”.
Mas, nem tudo são flores. Apesar de transformar uma solução prática numa estratégia de crescimento, o executivo diz que a terceirização dos serviços de TI apresenta alguns desafios às empresas. Um deles diz respeito aos empresários. Acostumados à redução de custos a partir do departamento de TI, mais cedo ou mais tarde terão de compreender que não adianta pressionar o gerente do departamento de tecnologia da informação quando já se atingiu um nível máximo de corte de custos.
Outro desafio é a complexidade de muitas operações, principalmente quando se esbarra em diferença de costumes, idiomas e procedimentos adotados em cada ponto a ser integrado. “A grande vantagem, em meio a qualquer ambiente complexo, é que um fornecedor especializado estará sempre pronto para atender às necessidades e desafios que se apresentam dentro de uma empresa em franca expansão. O cloud computing, por exemplo, promete facilitar muito as operações de médias e grandes empresas”.
De acordo com Guilherme Araújo, ao invés de o cliente adquirir um software e solicitar manutenção e upgrade posteriormente, ele contrata uma “infraestrutura” de serviços que implica na alta performance e disponibilidade permanentes, assumindo apenas uma mensalidade. A computação (processamento, armazenamento e software) passa a ser armazenada em algum lugar da rede que é acessado via internet, de qualquer ponto do planeta. “Esse é um modelo que promete movimentar as empresas brasileiras este ano e, consequentemente, o outsourcing de TI”.
*Guilherme Araújo é diretor comercial da Online Brasil (www.onlinebrasil.com.br), empresa de estratégias em tecnologias e negócios que há 17 anos atua em Data Center, Segurança, Virtualização e Sistemas.
Araújo diz que as vantagens do outsourcing de TI vão muito além de se contar com profissionais especializados na gestão e atualização de software – seja uma aplicação-padrão, seja customizada. “Além de melhorar o desempenho nos negócios, já que permite um corte de custos mais acentuado, surgem novas oportunidades à medida que as empresas passam a ter acesso facilitado à mão-de-obra especializada, técnicas avançadas e tecnologia de ponta. O outsourcing, então, aumenta o valor do negócio e as vantagens competitivas”.
Mas, nem tudo são flores. Apesar de transformar uma solução prática numa estratégia de crescimento, o executivo diz que a terceirização dos serviços de TI apresenta alguns desafios às empresas. Um deles diz respeito aos empresários. Acostumados à redução de custos a partir do departamento de TI, mais cedo ou mais tarde terão de compreender que não adianta pressionar o gerente do departamento de tecnologia da informação quando já se atingiu um nível máximo de corte de custos.
Outro desafio é a complexidade de muitas operações, principalmente quando se esbarra em diferença de costumes, idiomas e procedimentos adotados em cada ponto a ser integrado. “A grande vantagem, em meio a qualquer ambiente complexo, é que um fornecedor especializado estará sempre pronto para atender às necessidades e desafios que se apresentam dentro de uma empresa em franca expansão. O cloud computing, por exemplo, promete facilitar muito as operações de médias e grandes empresas”.
De acordo com Guilherme Araújo, ao invés de o cliente adquirir um software e solicitar manutenção e upgrade posteriormente, ele contrata uma “infraestrutura” de serviços que implica na alta performance e disponibilidade permanentes, assumindo apenas uma mensalidade. A computação (processamento, armazenamento e software) passa a ser armazenada em algum lugar da rede que é acessado via internet, de qualquer ponto do planeta. “Esse é um modelo que promete movimentar as empresas brasileiras este ano e, consequentemente, o outsourcing de TI”.
*Guilherme Araújo é diretor comercial da Online Brasil (www.onlinebrasil.com.br), empresa de estratégias em tecnologias e negócios que há 17 anos atua em Data Center, Segurança, Virtualização e Sistemas.