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EMPRESAS: Trabalho em equipe exige comunicação, autocrítica e superação constantes

18/12/2009

Mais de três mil executivos foram ouvidos no ano passado pela consultoria McKinsey sobre o envolvimento das equipes nos projetos, mudanças e transformações por que passam constantemente as empresas para se manterem competitivas no mercado. O resultado preocupa: apenas uma em cada três situações novas que se apresentam é bem-sucedida, porque esbarra no “fator humano”. Saber gerenciar equipes, então, parece ser a chave do sucesso.

“Via de regra, toda alteração no ambiente de trabalho está sujeita a se deparar com cinco obstáculos: 1. resistência dos colaboradores; 2. resistência da média gerência; 3. problemas na liderança; 4. limitação de recursos ou informações; 5. inércia corporativa. Oitenta por cento desses obstáculos estão relacionados a pessoas, o que revela a importância de estreitar o relacionamento entre departamentos, equipes e pessoas”, diz Gauthama Nassif, coordenador de marketing da Brasanitas Serviços Integrados.

Nassif chama atenção para o fato de que, embora ainda haja cargos de chefia que se mantêm numa linha mais autoritária, hoje em dia, principalmente nas empresas que lidam com grande número de equipes e gerenciam milhares de funcionários, a atitude tem de ser muito mais colaborativa.

“Primeiramente, continua sendo muito importante que o gestor seja claro em seus objetivos e no que ele espera de seus colaboradores. Estreitar um canal de comunicação com a equipe de trabalho e dar a conhecer quais são as metas a ser alcançadas contribui muito para aqueles que têm uma missão a cumprir”, diz o executivo.

A autocrítica, que no passado não constava dos “itens de fábrica” dos cargos de nível gerencial, agora é encarada de modo construtivo, levando a importantes transformações organizacionais. “Não significa que os colaboradores podem desrespeitar seus chefes, mas que todos têm o direito de expor suas ideias em benefício do bom andamento do trabalho. Quanto mais encorajamos esse canal de comunicação com as equipes de trabalho, mais conseguimos mapear suas reais necessidades e envolvê-los nos projetos de modo que façam o seu melhor”, diz Nassif.

Fonte: Gauthama Nassif, coordenador de marketing da Brasanitas Serviços Integrados (www.brasanitas.com.br), empresa com 47 anos de atuação no mercado de serviços especializados.

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