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EMPRESAS: Trabalho em equipe exige comunicação, autocrítica e superação constantes
18/12/2009
Mais de três mil executivos foram ouvidos no ano passado pela consultoria McKinsey sobre o envolvimento das equipes nos projetos, mudanças e transformações por que passam constantemente as empresas para se manterem competitivas no mercado. O resultado preocupa: apenas uma em cada três situações novas que se apresentam é bem-sucedida, porque esbarra no “fator humano”. Saber gerenciar equipes, então, parece ser a chave do sucesso.
“Via de regra, toda alteração no ambiente de trabalho está sujeita a se deparar com cinco obstáculos: 1. resistência dos colaboradores; 2. resistência da média gerência; 3. problemas na liderança; 4. limitação de recursos ou informações; 5. inércia corporativa. Oitenta por cento desses obstáculos estão relacionados a pessoas, o que revela a importância de estreitar o relacionamento entre departamentos, equipes e pessoas”, diz Gauthama Nassif, coordenador de marketing da Brasanitas Serviços Integrados.
Nassif chama atenção para o fato de que, embora ainda haja cargos de chefia que se mantêm numa linha mais autoritária, hoje em dia, principalmente nas empresas que lidam com grande número de equipes e gerenciam milhares de funcionários, a atitude tem de ser muito mais colaborativa.
“Primeiramente, continua sendo muito importante que o gestor seja claro em seus objetivos e no que ele espera de seus colaboradores. Estreitar um canal de comunicação com a equipe de trabalho e dar a conhecer quais são as metas a ser alcançadas contribui muito para aqueles que têm uma missão a cumprir”, diz o executivo.
A autocrítica, que no passado não constava dos “itens de fábrica” dos cargos de nível gerencial, agora é encarada de modo construtivo, levando a importantes transformações organizacionais. “Não significa que os colaboradores podem desrespeitar seus chefes, mas que todos têm o direito de expor suas ideias em benefício do bom andamento do trabalho. Quanto mais encorajamos esse canal de comunicação com as equipes de trabalho, mais conseguimos mapear suas reais necessidades e envolvê-los nos projetos de modo que façam o seu melhor”, diz Nassif.
Fonte: Gauthama Nassif, coordenador de marketing da Brasanitas Serviços Integrados (www.brasanitas.com.br), empresa com 47 anos de atuação no mercado de serviços especializados.
“Via de regra, toda alteração no ambiente de trabalho está sujeita a se deparar com cinco obstáculos: 1. resistência dos colaboradores; 2. resistência da média gerência; 3. problemas na liderança; 4. limitação de recursos ou informações; 5. inércia corporativa. Oitenta por cento desses obstáculos estão relacionados a pessoas, o que revela a importância de estreitar o relacionamento entre departamentos, equipes e pessoas”, diz Gauthama Nassif, coordenador de marketing da Brasanitas Serviços Integrados.
Nassif chama atenção para o fato de que, embora ainda haja cargos de chefia que se mantêm numa linha mais autoritária, hoje em dia, principalmente nas empresas que lidam com grande número de equipes e gerenciam milhares de funcionários, a atitude tem de ser muito mais colaborativa.
“Primeiramente, continua sendo muito importante que o gestor seja claro em seus objetivos e no que ele espera de seus colaboradores. Estreitar um canal de comunicação com a equipe de trabalho e dar a conhecer quais são as metas a ser alcançadas contribui muito para aqueles que têm uma missão a cumprir”, diz o executivo.
A autocrítica, que no passado não constava dos “itens de fábrica” dos cargos de nível gerencial, agora é encarada de modo construtivo, levando a importantes transformações organizacionais. “Não significa que os colaboradores podem desrespeitar seus chefes, mas que todos têm o direito de expor suas ideias em benefício do bom andamento do trabalho. Quanto mais encorajamos esse canal de comunicação com as equipes de trabalho, mais conseguimos mapear suas reais necessidades e envolvê-los nos projetos de modo que façam o seu melhor”, diz Nassif.
Fonte: Gauthama Nassif, coordenador de marketing da Brasanitas Serviços Integrados (www.brasanitas.com.br), empresa com 47 anos de atuação no mercado de serviços especializados.