Notícias

SAÚDE: Estudo revela que fratura do quadril ocorre antes em homens e pode ser fatal

16/11/2009

Estudo apresentado durante o 10º Congresso Europeu de Ortopedistas e Traumatologistas, na Áustria, revela que os homens costumam sofrer fraturas no quadril mais cedo do que as mulheres e que a taxa de mortalidade em virtude do problema é maior entre eles. De acordo com a médica-coordenadora My von Friesendorff, é a primeira vez que se estuda um grupo de homens com esse tipo de fratura por mais de 10 anos, bem como as consequências de fraturas subsequentes. “Os resultados apontam para a necessidade de se adotar medidas preventivas considerando sexo, idade e mortalidade”.

De acordo com o médico Gilberto Anauate, chefe da ortopedia do Hospital Santa Paula, 90% das fraturas de quadril estão relacionadas à osteoporose, doença que acomete mais o sexo feminino. “São vários os fatores que podem levar o idoso a cair. Distúrbios da marcha e problemas de equilíbrio são os mais comuns, mas é preciso evitar as ‘armadilhas’ espalhadas pela casa, como excesso de tapetes e degraus, ausência de corrimões e baixa iluminação, por exemplo”.

Além corrigir as falhas do ambiente, Anauate diz que é fundamental estar em dia com a saúde. “É importante que a pessoa valorize a acuidade visual, usando óculos bifocais quando necessário; pratique exercícios físicos regularmente para fortalecer a massa muscular; treine o equilíbrio e faça alongamento diariamente. Isso ao lado de uma alimentação balanceada, da ingestão adequada de cálcio, e dos cuidados necessários com o uso de medicamentos, já que alguns diuréticos e remédios para hipertensão podem aumentar o risco de quedas”.

Ainda sobre o estudo citado, o doutor Gilberto Anauate diz que a ingestão de drogas e álcool contribui para aumentar as chances de os homens fraturarem o quadril. “Na prática, tanto homens quanto mulheres estão sujeitos às fraturas. Nas mulheres, por exemplo, o risco aumenta logo após a menopausa. Além de levar uma vida o mais saudável e equilibrada possível, é importante contar com um tratamento especializado”.

Fontes: http://www.orthosupersite.com/view.asp?rID=50113

Dr. Gilberto Anauate, médico ortopedista, chefe do Departamento de Ortopedia do Hospital Santa Paula (www.santapaula.com.br)


Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br