Notícias

EDUCAÇÃO: Último fim de semana na Cidade do Livro para pais e filhos curtirem juntos

28/10/2009

No mês das crianças, pais e filhos têm oportunidade de visitarem juntos o mundo maravilhoso da leitura: a Cidade do Livro. Acostumado a receber caravanas escolares entre março e dezembro, apenas durante as férias e no mês de outubro o primeiro parque temático cultural brasileiro costuma abrir suas portas aos sábados para que as crianças possam levar seus pais – e vice-versa – para conhecer o espaço totalmente projetado para encantar e motivar a todos à leitura.

Deparando com livros gigantes logo na entrada, crianças e adultos sentem como se estivessem realmente entrando na história de um livro e se divertem muito com cada etapa que vem pela frente. “Além de aproximarmos bastante as crianças dos livros, literalmente, muitos pais também se sensibilizam ao perceber a importância de contar histórias e propiciar o contato dos filhos com esse universo tão especial. Trata-se de um estimulo que desperta afinidades e estreita ainda mais os laços familiares”, diz Cláudio Amadio, idealizador do projeto.

CONHEÇA OS ENREDOS DA CIDADE DO LIVRO

Kids (3 a 8 anos)

O prefeito da Cidade do Livro pede ajuda ao cientista Doutor Cucalelé para entender como as ações do homem podem comprometer o futuro do planeta. O cientista, então, cria uma máquina capaz de viajar no tempo e mostrar como, com pequenas mudanças de atitude, o futuro pode ser transformado. Em meio às maluquices de Cucalelé, a máquina não funciona direito e acaba transformando os personagens jovens em velhos e os velhos em jovens. No meio da confusão, os visitantes aprendem importantes lições.

Há teatro de bonecos na Prefeitura, contador de histórias na Vila do Saber, atividades de reciclagem na Praça do Papel, lanche no Castelo das Delícias e oficina de arte na Bicholândia, além do Lava Rápido – com dicas de economia de água e higiene pessoal. As crianças também desfrutam livremente da Livraria, onde podem manusear, consultar e até comprar livros.

Teens (9 a 12 anos)

Bem ao estilo Indiana Jones, os visitantes são convidados a desvendar o Mistério da Editora Perdida. Relatos sobre a existência do Fantasma da Leitura levam o Prefeito da Cidade do Livro a convocar os visitantes para formar o grupo dos Caçadores da Editora Perdida. Eles contam com a ajuda do detetive Xérox Holmes, que é uma cópia do original. Após muitos sustos, busca por pistas e um plano mirabolante, o fantasma é capturado e o mistério solucionado.

Voltado aos pré-adolescentes, o projeto divertido estimula a percepção e o raciocínio lógico, além de mostrar as etapas da confecção de um livro. Os visitantes também são convidados a desempenhar papéis na representação da trama.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br