Notícias
Como o marketing influencia a prestação de serviços?
23/08/2009
Empresas de prestação de serviços, facilities ou property management, têm em cada um dos seus colaboradores um profissional que, a rigor, também faz o marketing de relacionamento com clientes. Isso significa, antes de tudo, que a qualidade dos serviços prestados é fundamental para qualquer plano de continuidade dos negócios.
Tarefas realizadas com pontualidade e precisão reforçam a imagem positiva da empresa e abrem caminho para que os profissionais da área comercial possam mapear outras necessidades dos clientes e elaborar propostas com grande chance de ser bem-sucedidos.
Ao ampliar a visão que se tem do negócio, a força de vendas deve estar apta a lançar mão de princípios básicos do marketing para atingir seus objetivos: conhecer o mercado, estar consciente dos pontos fortes e não tão fortes da empresa, traçar um plano de ação que sirva sempre como um mapa e reconhecer a qualidade do serviço do cliente.
Quando se fala em mercado de serviços de apoio, hoje em dia, não se tem mais a mudança cultural como prioritária, já que são poucas as empresas que optam pela contratação e gestão de funcionários para desempenhar atividades que fogem a seu core business. Por outro lado, há que se levar em conta o aumento da concorrência, ainda que muitas empresas não tenham condições de oferecer serviços altamente qualificados.
Uma vez identificado o mercado, é hora de usar mais um conceito de marketing e trabalhar os pontos fortes da empresa junto aos clientes e prospects. O melhor ponto de apoio, nesse caso, é a constatação de que os serviços desempenhados são reconhecidamente bons. O cliente satisfeito está sempre pronto para ouvir uma nova proposta, que certamente atenderá às suas necessidades e contribuirá para elevar os índices de satisfação em relação ao seu próprio negócio.
Obviamente, há que se estar a par do trabalho que vem sendo desenvolvido para cada cliente e contribuir para que o grau de satisfação seja sempre alto. A comunicação com os gestores operacionais – que, por sua vez, estão diretamente conectados às equipes de trabalho – desempenha um papel fundamental.
A estratégia assumida pela companhia americana Walt Disney ilustra bem quando um trabalho em equipe é levado a sério. A Disney se refere a todos os colaboradores, do presidente ao funcionário da limpeza, como membros do mesmo elenco. Sendo assim, todos devem se tratar com máximo respeito e gentileza. Essa é a mágica que se estende pelo parque, contagiando inclusive aqueles que pagaram para estar ali: os clientes. A fórmula é simples e pode ser adotada como uma boa estratégica de marketing: treinamento + comunicação + gentileza = orgulho de ser bom no que faz. Essa é uma estratégia de sucesso.
*Gauthama Nassif é coordenador de marketing da Brasanitas Serviços Integrados (www.brasanitas.com.br), empresa que atua há 46 anos no segmento de facilities management.
Tarefas realizadas com pontualidade e precisão reforçam a imagem positiva da empresa e abrem caminho para que os profissionais da área comercial possam mapear outras necessidades dos clientes e elaborar propostas com grande chance de ser bem-sucedidos.
Ao ampliar a visão que se tem do negócio, a força de vendas deve estar apta a lançar mão de princípios básicos do marketing para atingir seus objetivos: conhecer o mercado, estar consciente dos pontos fortes e não tão fortes da empresa, traçar um plano de ação que sirva sempre como um mapa e reconhecer a qualidade do serviço do cliente.
Quando se fala em mercado de serviços de apoio, hoje em dia, não se tem mais a mudança cultural como prioritária, já que são poucas as empresas que optam pela contratação e gestão de funcionários para desempenhar atividades que fogem a seu core business. Por outro lado, há que se levar em conta o aumento da concorrência, ainda que muitas empresas não tenham condições de oferecer serviços altamente qualificados.
Uma vez identificado o mercado, é hora de usar mais um conceito de marketing e trabalhar os pontos fortes da empresa junto aos clientes e prospects. O melhor ponto de apoio, nesse caso, é a constatação de que os serviços desempenhados são reconhecidamente bons. O cliente satisfeito está sempre pronto para ouvir uma nova proposta, que certamente atenderá às suas necessidades e contribuirá para elevar os índices de satisfação em relação ao seu próprio negócio.
Obviamente, há que se estar a par do trabalho que vem sendo desenvolvido para cada cliente e contribuir para que o grau de satisfação seja sempre alto. A comunicação com os gestores operacionais – que, por sua vez, estão diretamente conectados às equipes de trabalho – desempenha um papel fundamental.
A estratégia assumida pela companhia americana Walt Disney ilustra bem quando um trabalho em equipe é levado a sério. A Disney se refere a todos os colaboradores, do presidente ao funcionário da limpeza, como membros do mesmo elenco. Sendo assim, todos devem se tratar com máximo respeito e gentileza. Essa é a mágica que se estende pelo parque, contagiando inclusive aqueles que pagaram para estar ali: os clientes. A fórmula é simples e pode ser adotada como uma boa estratégica de marketing: treinamento + comunicação + gentileza = orgulho de ser bom no que faz. Essa é uma estratégia de sucesso.
*Gauthama Nassif é coordenador de marketing da Brasanitas Serviços Integrados (www.brasanitas.com.br), empresa que atua há 46 anos no segmento de facilities management.