Notícias

Volta às aulas: passar no dentista antes evita perda de aulas depois

21/07/2008

Pergunte a qualquer grupo de pessoas quais são as piores dores que já sentiram e certamente alguém se lembrará da dor de dente. Dependendo da negligência com a saúde bucal, a dor latejante praticamente impossibilita prestar atenção em qualquer outra coisa que não seja ela mesma. Nesse caso, geralmente a cárie está tão profunda que é necessário tratar o canal. Agora, imagine uma criança ou adolescente com essa dor e ainda por cima tendo de estudar para provas.

“Um levantamento do Departamento de Saúde Pública dos Estados Unidos revelou que os estudantes perdem mais de 51 milhões de horas-aulas por ano por causa de problemas dentais. De fato, a dor de dente costuma ser tão pouco suportada por jovens e crianças que, se não faltam à escola, tampouco conseguem prestar atenção nas aulas”, diz o cirurgião-dentista Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care.

Rezende diz que fazer um bom check up dos dentes antes de voltar às aulas é uma garantia a mais de que a criança não passará por esse tipo de imprevisto que acaba atrapalhando a vida acadêmica. Mas, alerta para alguns outros cuidados: “É importante que o estudante escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia e enxágüe a boca quantas vezes puder. Outra atitude importante é evitar guloseimas, já que o açúcar aumenta os riscos de ter cáries”.

* Dr. Marcelo Rezende é cirurgião-dentista, especialista em implantes dentários,
diretor da Smiling Dental Care (Manaus, AM), e membro da Sociedade Brasileira
de Odontologia Estética.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br