Notícias

On Line Brasil aposta em eficiência energética

27/06/2008

As transformações ambientais por que o globo terrestre vem passando impõem uma rápida mudança de cultura dentro das organizações. A eficiência energética, que implica no uso racional de água e energia elétrica, tem sido apontada como um dos grandes objetivos de empresas públicas e privadas.

“Quem não toma iniciativas no sentido de economizar recursos naturais pode ficar fora das negociações muito em breve. Além de medidas básicas para eliminar o desperdício, investir nos novos modelos de arquitetura tecnológica tem apresentado excelentes resultados”, diz Ezequias Sena, diretor comercial da On Line Brasil.

Sena diz que, no rastro das grandes companhias, empresas de médio porte já estão começando a investir em novos projetos de TI para poder crescer. “Hoje, os empresários entendem que, para se firmar no mercado e aumentar o volume de contratos, não é bom negócio comprar mais computadores, mudar para um local maior e assumir mais gastos de infra-estrutura e consumo. Ao invés disso, estão investindo em virtualização”.

Segundo o executivo, a virtualização permite que as empresas transformem um computador em vários, sem a necessidade de uma nova arquitetura no ambiente físico. Além da consolidação dos servidores, essa solução reduz custos com energia elétrica, espaço, refrigeração e administração, além de agilizar os processos.

“A indústria de tecnologia está assumindo de tal maneira o compromisso com o ‘verde’, que a recente criação do The Green Grid, um consórcio sem fins lucrativos formado pelas grandes marcas do setor de TI, vem norteando as ações de empresas do mundo inteiro. O objetivo é criar um padrão de desenvolvimento de um ecossistema da computação que resulte na eficiência energética dos data centers. Isto sim é que pode ser chamado de ‘TI verde’”, afirma Sena.

Fontes:
Ezequias Sena, administrador, consultor e diretor comercial da On Line Brasil (www.onlinebrasil.com.br)
The Green Grid: http://www.thegreengrid.org/home

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br