Notícias

Dormir de boca aberta pode comprometer os dentes

18/04/2008

As doenças respiratórias começam a ser mais freqüentes nesta época do dano. Além de gripes e resfriados, há quem sofra constantemente com as mudanças de temperatura, manifestando coriza, espirros, coceira e congestão nasal. São os portadores de rinite.

“O paciente portador de rinite crônica costuma dormir de boca aberta, podendo manifestar problemas na arcada dentária. Não só os dentes acabam ficando tortos, precisando de tratamento ortodôntico, como até a voz soa anasalada”, diz o cirurgião-dentista Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care.

Rezende ressalta a importância de os pais prestarem atenção na reincidência de doenças respiratórias que acometem seus filhos. “É muito importante observar se a criança tem dificuldade de permanecer com os lábios fechados e se dorme com a boquinha aberta. Caso as crises de rinite se repitam, é necessário um acompanhamento mais cuidadoso, já que isto poderá comprometer o desenvolvimento de importantes estruturas ósseas da face e das arcadas dentárias.”

O especialista diz que o crescimento correto do rosto das crianças é bastante influenciado pela boa respiração nasal. “Muitas cirurgias podem ser evitadas com um adequado acompanhamento ortodôntico e a utilização de aparelhos que estimulem o crescimento facial mesmo com uma respiração inadequada”.

As crises de rinite, segundo o cirurgião-dentista, costumam ser desencadeadas por uma reação alérgica a certos componentes, como ácaros, fungos, pêlos de gatos e cachorros, ou mesmo alguns tipos de alimentos. Também costumam ocorrer mais durante as mudanças climáticas. Casos de rinite não-alérgica se devem a alterações estruturais, como os desvios de septo – e também merecem tratamento.

Fonte: Dr. Marcelo Rezende, cirurgião-dentista, diretor da Smiling Dental Care (Manaus – AM) www.marcelorezende.com

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br