Notícias

Informações financeiras dependem de proteção virtual

18/04/2008

Num mundo onde as informações transitam a peso de ouro, empresas investem em ferramentas de proteção capazes de controlar a transmissão de dados e até mesmo de restringir severamente o acesso ao banco de dados. Isso é papel do firewall, um dispositivo de segurança cada vez mais indispensável dentro das corporações. Foi pensando na segurança da informação transmitida a seus clientes que a empresa de informações cadastrais AllCheck contratou o primeiro firewall virtualizado do Brasil.

De acordo com Ezequias Sena, diretor administrativo da On Line Brasil, empresa que desenvolveu a solução, o desafio foi grande. “Precisávamos garantir a segurança das informações, a continuidade de negócios, o balanceamento da aplicação e a administração consolidada do ambiente”.

Sena diz que os serviços da AllCheck realizam uma verdadeira varredura dos nomes requeridos, sendo muito utilizados por bancos, financeiras e administradoras de cartão de crédito. “A principal dificuldade foi o fato de o firewall rodar em Linux, exigindo um esquema complexo de manutenção. Continuidade era outro ponto-chave. A aplicação existente demorava algum tempo para dar resposta, provocando interrupções dos servidores por conta do grande número de requisições simultâneas. A saída foi migrar de ambiente em produção, virtualizando o dispositivo de segurança. Trata-se de uma solução inédita”.

O executivo explica que, a partir de agora, a AllCheck conta com um ambiente de TI virtualizado e redundante, oferecendo respostas às consultas em milésimos de segundos – oito vezes mais rápido do que antes. Além disso, a empresa de consultoria cadastral tem maior possibilidade de crescer on demand.

Fonte: Ezequias Sena, administrador de empresas e sócio-diretor administrativo da On Line Brasil (www.onlinebrasil.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br