Notícias

Fumantes têm mais problemas de visão

08/04/2008

Que o cigarro faz mal à saúde, todos sabem. Mas, pouco se fala que o fumo afeta também a visão, principalmente a partir dos 65 anos. Catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI) – doenças que podem levar à cegueira – encontram no tabaco um dos piores fatores de risco.

Há estudos desenvolvidos na Universidade de Harvard (Estados Unidos) que revelam que os fumantes têm o dobro do risco de ficarem cegos em função da degeneração macular. A cada ano, naquele país, a DMRI causa 1,7 milhão de casos de perda de visão.

“A mácula é a região central da retina onde são definidas as formas, cores, rostos e também a leitura. A retina tem origem no tecido nervoso, sendo que suas células não se regeneram nem se multiplicam. Ou seja, qualquer alteração que afete essas células pode significar perda de visão”, diz Renato Neves, médico oftalmologista e diretor do Hospital de Olhos Eye Care, em São Paulo.

Neves diz que, mesmo quem parou de fumar há quinze ou vinte anos, apresenta mais chances de sofrer de doenças oculares. “O cigarro empobrece a circulação sangüínea na retina. Além disso, reduz a quantidade de antioxidantes presentes no sangue, favorecendo o aparecimento de doenças. Vale lembrar que fumantes passivos não estão livres desses riscos de perda de visão na terceira idade”.

Fonte: Dr. Renato Neves, médico oftalmologista, diretor do Hospital de Olhos Eye Care

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br