Notícias

Dor de cotovelo tem cura

24/03/2008

Especialista explica os benefícios do tratamento com ondas de choque

Quem pensa que ‘dor de cotovelo’ é apenas um estado emocional está enganado. A epicondilite é uma doença muito comum em atletas, também conhecida como ‘cotovelo de tenista’ – embora também esteja presente em meio ao pessoal do escritório e na população sedentária. Nos Estados Unidos, atinge nove milhões de pessoas. A dificuldade de movimentar o braço, por conta de uma forte dor no cotovelo, é um fator limitante de inúmeras atividades, sejam elas profissionais ou de lazer, inclusive em esportes de arremesso, tênis e golfe, por exemplo.

De acordo com o médico fisiatra Carlos Mandelik, a dor na epicondilite é causada por uma lesão no tendão localizado na parte lateral do cotovelo, daí ser chamada de ‘epicondilite lateral’. “O diagnóstico da doença é clínico. Até bem pouco tempo atrás, quem sofria de dor crônica costumava usar splints (órteses), tomar analgésicos e antiinflamatórios, se submeter a infiltrações e inúmeras sessões de fisioterapia, ou até mesmo partir para a cirurgia”.

Mandelik diz que, principalmente depois que o FDA (Food and Drug Administration) aprovou o equipamento de ondas de choque, os pacientes passaram a ter acesso a um tratamento não-invasivo, que dispensa anestesia, quase sem contra-indicações, e que provê alívio da dor geralmente após a primeira aplicação – são necessárias três aplicações com intervalos de uma semana entre elas. “As ondas de choque são aplicadas no local da lesão, ativando a microcirculação e promovendo a reparação do tecido cronicamente inflamado”.


Fontes: Dr. Carlos Henrique Mandelik, médico fisiatra de Belo Horizonte (MG) // www.dolorclast.com.br

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br