Notícias

Uso de enxaguante bucal pode causar problemas à saúde

24/03/2008

Muito se propaga que o jeito certo de proceder à higiene bucal é escovar os dentes, usar fio dental e finalizar com enxaguantes bucais. Mas é preciso estar alerta, porque o uso constante de produtos para bochecos pode amarelar os dentes e comprometer o paladar. Pior ainda, essas substâncias anti-sépticas, oferecidas em uma multiplicidade de marcas, cores e sabores nas prateleiras de drogarias e supermercados, vem sendo usadas no lugar dos procedimentos regulares.

“Há trabalhos que comprovam a ação de colutórios (substâncias para enxaguar a boca) à base de clorexidina. Eles têm efeitos benéficos na proteção da gengiva. Mas, de forma alguma devem ser encarados como substitutos da escovação ou do fio dental, tampouco serem usados desmesuradamente”, diz o doutor Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care.

O especialista diz que o uso contínuo de anti-sépticos inibe as papilas gustativas, diminuindo o paladar. “Quando utilizados com muita freqüência, os colutórios podem matar desnecessariamente parte de uma flora bacteriana importante no equilíbrio do pH da saliva e tingir os tecidos da boca, amarelando também os dentes”.

Rezende diz que os líquidos anti-sépticos devem ser usados como coadjuvantes no controle da placa bacteriana, mas sob supervisão de um dentista. “Vale ressaltar que sempre devem ser precedidos por uma boa escovação e pelo uso de fio ou fita dental, que são as principais armas contra cáries e inflamações na gengiva”.

Fonte: Dr. Marcelo Rezende, cirurgião-dentista e diretor da Smiling Dental Care (Manaus-AM)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br