Notícias

Complexo hoteleiro investe em controle da internet

06/03/2008

Gerenciar um complexo hoteleiro como o Rio Quente Resorts, composto de seis hotéis e dois parques aquáticos em Goiás, além de restaurantes, lavanderias e outros serviços, requer uma integração especial das informações trocadas via internet – que facilitam contato, agendamento, transações financeiras e monitoramento da hospedagem. “Nosso principal desafio era deter o controle total da internet, diminuindo as solicitações de suporte técnico e a vulnerabilidade em relação aos vírus”, diz o gerente de TI José Eduardo Vilela.

Segundo Vilela, a falta de controle aos acessos à internet favorecia a instalação de vírus nos computadores, significando a interrupção do uso do equipamento por determinado tempo até que o suporte técnico resolvesse o problema e garantisse a segurança da rede novamente. “No segmento de turismo, o comprometimento da segurança da rede tem reflexos muito importantes sobre os resultados do nosso trabalho, geralmente com redução de ocupação dos mil apartamentos e, conseqüentemente, queda na receita”.

Ezequias Sena, diretor administrativo da On Line Brasil (SP), diz que o problema da empresa Rio Quente Resorts foi resolvido com a solução Aker Firewall, na filial de São Paulo. “O quesito segurança foi priorizado, juntamente com a redundância e controle do acesso à internet, que foi personalizado, baseado no perfil e grupo de usuários. Conseguimos reduzir em 30% a incidência de vírus, cavalos de tróia e outras pragas provenientes de acesso a sites maliciosos e não controlados. Conseqüentemente, também diminuiu a necessidade de suporte técnico”.

Sena afirma que hoje é possível controlar o site que o usuário irá navegar e o tempo de acesso, fazendo uso de filtros, categorias, urls e palavras-chave. “Também há facilidade de administração via interface gráfica baseada no Windows Vista, o que facilitou a administração do que pode e não pode, devido a mais de 10 milhões de sites categorizados e atualizados diariamente”.

Fontes
José Eduardo Vilela, gerente de TI do Rio Quente Resorts (SP)
Ezequias Sena, diretor administrativo da On Line Brasil (SP) – www.onlinebrasil.com.br

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br