Notícias

Hospitais e laboratórios passam a terceirizar gestão de arquivos

21/02/2008

A exemplo dos convênios médicos, cada vez mais serviços de saúde aderem à terceirização da gestão de documentos. De acordo com João Carmona, presidente da Recall do Brasil – braço da multinacional de origem australiana que opera em 24 países – a reengenharia organizacional de hospitais e laboratórios prevê a utilização racional dos espaços que antes serviam apenas como depósito de papéis.

“Com a terceirização dos arquivos físicos, os hospitais podem ampliar o número de leitos e aumentar a capacidade de atendimento. Em média, um hospital privado responde por cerca de 400 internações ao mês, que acabam se gerando mais de três mil documentos impressos, entre formulários internos, guias para as seguradoras e vias do paciente. Sem mencionar o alto grau de organização e agilidade exigido da equipe responsável por levantar qualquer informação quando necessário”, diz Carmona.

Segundo o executivo, o gestor hospitalar brasileiro já está convencido dos lucros que pode obter ao desocupar não só o espaço físico, como também o virtual. “Um dos hospitais que a Recall atende na Europa, o Nacka Proxima, conseguiu reduzir 50% dos custos envolvidos com a gestão terceirizada dos documentos. Contando a solução ReView, o hospital sueco alcançou uma performance 160 mil históricos de pacientes digitalizados por ano. Os hospitais brasileiros têm tido resultados muito próximos em termos de corte de custos”.

As soluções ReView oferecem hospedagem dos aplicativos, digitalização e indexação de documentos, armazenagem dos originais em papel, processamento dos dados para os aplicativos e configuração do fluxo de trabalho.


Fonte: João Carmona, presidente da Recall do Brasil (www.recall.com), líder no segmento de gestão de documentos terceirizados. A Recall está presente em 24 países dos cinco continentes e conta com quase cinco mil colaboradores.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br