Notícias

Boca: quando a cirurgia plástica se transforma em arte

21/02/2008

A boca é um dos elementos mais valorizados no rosto feminino. Grandes divas do cinema, como Marilyn Monroe, Brigitte Bardot e, mais recentemente, Angelina Jolie, têm nos lábios sensuais sua ‘marca registrada’. Hoje em dia, entretanto, a cirurgia plástica já pode dar uma ‘mãozinha’ para quem deseja ter uma boca mais volumosa, levantar os cantinhos, ou ainda afinar lábios grossos demais.

De acordo com o doutor Robert Jan Bloch, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o preenchimento dos lábios é indicado tanto para mulheres que desejam ter uma boca mais sensual, como também resolve o problema das rugas que se formam com o passar dos anos, fazendo com que o batom escorra por entre os vincos.

“Há várias substâncias que podem ser utilizadas para dar mais volume à boca. Desde a gordura da própria paciente, retirada através de lipoaspiração, até o polimetilmetacrilato (PMMA) e o ácido hialurônico, disponível com vários nomes comerciais, como Restylane e Zyderm. Todos dão bons resultados, sendo que a gordura apresenta rejeição zero”, diz Bloch.

O especialista alerta para a importância de o procedimento ser realizado por um profissional experiente: “Somente alguém gabaritado saberá dosar a aplicação, de modo a ficar simétrica e harmônica. Além disso, se mal aplicada, a substância poderá provocar infecção ou ainda o aparecimento de cistos – que deverão ser drenados por um cirurgião. O mais prudente é realizar o preenchimento de forma moderada e completar o processo após um mês, se necessário”.

Outra técnica empregada na cirurgia de contorno labial é a queiloplastia. Trata-se de um procedimento cirúrgico também conhecido como “bardotização” (em referência à boca da atriz francesa Brigitte Bardot, símbolo sexual dos anos 60). “Retiramos uma estreita faixa da pele logo acima do lábio. Ao reposicioná-lo, ele ganha volume, ficando mais carnudo e sensual. Essa técnica pode ser empregada tanto no lábio superior, como inferior. Utilizamos anestesia local com sedação, sendo que a cirurgia dura em torno de uma hora e a paciente deixa a clínica no mesmo dia”, explica o cirurgião plástico.

Por dois ou três dias, é comum a região ao redor da boca ficar levemente dolorida. O especialista recomenda, inclusive, que a paciente se alimente apenas através de canudinho, ingerindo alimentos líquidos e frios. De acordo com a recuperação, ela passa a ingerir alimentos pastosos, voltando mastigar normalmente ao final de uma semana – depois da retirada dos pontos.

A cicatriz, segundo Bloch, fica bem sutil. “Para o sucesso do procedimento é imprescindível se manter longe do sol e até mesmo do calor gerado pelo fogão ou secador de cabelos”.

Fonte: Dr. Robert Jan Bloch, cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.robertjanbloch.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br