Notícias

Tecnologia de ponta trata reumatismo sem riscos

20/02/2008

O reumatismo está entre os problemas de saúde mais recorrentes na terceira idade – e é um dos mais limitantes também, comprometendo a qualidade de vida. O termo “reumatismo” abriga mais de 100 doenças diferentes, afetando músculos, tendões, nervos, articulações, cartilagens etc. Enquanto a indústria farmacêutica investe em pesquisas para aliviar a dor crônica e reparar perdas ósseas e musculares, pacientes começam a descobrir os benefícios das terapias não-invasivas que se apóiam em tecnologia de ponta.

“Por mais que a nova geração de medicamentos para controlar as dores seja eficiente, ela esbarra em um grave problema, que são os efeitos colaterais e a interação medicamentosa. Quando o paciente é portador de alguma doença crônica, principalmente cardiopatias, até mesmo a prescrição de um simples analgésico tem de ser mais criteriosa”, diz o médico Lafayette Lage, diretor da Clínica Lage Ortopedia de Ponta.

Segundo Lage, como os idosos de hoje em dia são bastante ativos, há uma exigência natural por tratamentos seguros e livres de efeitos indesejados. “Ninguém quer se livrar das dores e ganhar uma úlcera de ‘brinde’, decorrente do uso de medicamento. Daí a necessidade de tratamentos não-invasivos, não-medicamentosos, não-químicos e eficientes”.

Quem tem artrose, que é um dos tipos mais comuns de reumatismo, costuma sofrer até mesmo para caminhar, sentar-se ou apenas segurar uma xícara de café. A osteoartrose é a doença que mais compromete as articulações. É a maior causa de doença musculoesquelética e também uma das maiores responsáveis pela incapacidade física na faixa etária mais avançada.

“Uma das melhores terapias utilizadas no tratamento da artrose é a PST (Pulsed Signal Therapy). Pulsos eletromagnéticos agem sobre as cartilagens, ossos, músculos e tendões, aliviando as dores e impedindo o avanço da doença. Geralmente, o tratamento compreende entre nove e doze sessões, com bons resultados em 80% dos casos”, diz o especialista.

Na opinião do ortopedista, o que diferencia a PST de outros tratamentos de ponta é que ela não precisa destruir células ou ‘queimar’ tecidos. A PST estimula as células a trabalhar com eficiência. É a forma mais avançada, até agora, que a Medicina encontrou para tratar artrose.

Como prevenir o reumatismo?
O doutor Lafayette Lage indica algumas medidas que podem ser tomadas para prevenir o reumatismo. “Manter o peso ideal é uma atitude preventiva, por exemplo. Quanto mais acima do peso a pessoa estiver, mais estressadas estarão suas juntas, especialmente as do quadril, joelhos, costas e pés. Praticar exercícios também ajuda a proteger as juntas ao fortalecer os músculos que as envolvem. Mas, é importante tomar cuidado para não exagerar e acabar comprometendo ossos, ligamentos e cartilagens”.
Lage também aposta na adoção de uma boa postura ao permanecer em pé, sentado ou durante o trabalho, a fim de proteger pescoço, coluna, quadril e joelhos. “Vale lembrar que alternar períodos de atividade com períodos de descanso é muito importante, além de buscar tratamentos alternativos para a dor, como a terapia dos pulsos eletromagnéticos”.
Fonte:
Dr. Lafayette Lage é médico ortopedista, especialista em Medicina Esportiva e Cirurgias de Quadril e Joelhos, diretor da Clínica Lage Ortopedia de Ponta (www.clinicalage.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br