Notícias

PARKS anuncia produção de equipamentos WiMAX

03/10/2006

A PARKS SA Comunicações Digitais acaba de selar acordo exclusivo de transferência de tecnologia com o CPqD, devendo nacionalizar a produção de equipamentos WiMAX a partir do primeiro trimestre de 2007. “A PARKS é a primeira empresa brasileira a se capacitar em uma tecnologia que está sendo introduzida neste momento, no mundo todo”, diz Paulo Renato Ketzer de Souza, presidente da empresa.

Para implantar a tecnologia em compasso com as ações mundiais, uma seqüência de acordos se fez necessária. Durante os próximos três anos, o CPqD usufrui acordo com a americana Proxim Wireless – que utiliza o chipset Rosedale I fabricado pela Intel e licenciará suas plataformas de referência WiMAX para que o CPqD adapte às necessidades do mercado brasileiro. Neste mesmo tempo, a PARKS deverá, após estudo de absorção da tecnologia, adquirir know-how e investir na produção nacional de equipamentos.

“Nesta primeira fase, que se estende até março do próximo ano, a PARKS investirá R$ 2,8 milhões. Nosso objetivo é alcançar uma redução de 30% no custo de aquisição do equipamento, que gira em torno de US$ 250 no mercado mundial”, diz Souza.

Segundo o executivo, a PARKS será responsável pela fabricação, comercialização, instalação e assistência técnica dos equipamentos WiMAX, seguindo mesmo modelo que a empresa utilizou na expansão da banda larga via ADSL. “A diferença é que, além de clientes tradicionais, como grandes operadoras de telefonia, vamos abordar as pequenas e médias, além dos provedores, para poder pulverizar mais o mercado.”

A PARKS é líder nacional no fornecimento de produtos e aplicações para o transporte eletrônico de informações. A empresda foi criada há 40 anos e vem ampliando sua participação no mercado de telecomunicações e tecnologia de informação através de investimentos maciços em soluções inovadoras. Com sede em Cachoeirinha (RS), a fábrica tem uma planta de dez mil metros quadrados, totalmente apta a atender o mercado de WiMAX.

Fonte: Paulo Renato Ketzer de Souza, presidente da PARKS SA Comunicações Digitais

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br