Notícias

Médicos ‘condenam’ alguns presentes de Natal

18/12/2007

As campanhas de vendas para este Natal podem ser milionárias, mas se os médicos ortopedistas julgarem que crianças e adolescentes correm riscos, não tem acordo. É o caso de brinquedos como pula-pula, ou mesmo os tênis de rodinha.

A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos lançou um folheto recentemente que alerta para a importância de as crianças utilizarem capacete e protetores nos pulsos, joelhos e cotovelos sempre que estiverem usando os tênis com rodinhas.

Na opinião do médico ortopedista Luiz Antonio de Azevedo Lage, desde o lançamento do tênis com rodinhas a classe médica acreditava que o calçado podia se transformar em um brinquedo perigoso. “O grande problema é que o calçado continua sendo vendido como inofensivo, quando pode causar lesões tão importantes quanto se tivessem se acidentado de bicicleta ou skate”.

Lage defende que mais vale dar um par de patins à criança e ensiná-la a usar de forma adequada e protegida, vestindo os equipamentos de segurança adequados, do que ‘embarcar’ em modismos que podem comprometer os movimentos de alguém que não tem capacidade de decidir sozinho.

A moda dos trampolins também causa preocupação à classe médica, já que está nos hotéis, parques, shopping centers e clubes. Pesquisas mostram que a maioria dos acidentes refere-se a fraturas. Em crianças maiores, o mais comum é sofrerem contusões.

De acordo com o médico ortopedista Ricardo Galotti, da Clínica Lage Ortopedia de Ponta, a diversão não compensa os riscos. “Pais que só conseguem enxergar a alegria de seus filhos ao saltar cada vez mais alto no pula-pula e não percebem que aquela aparente diversão pode comprometer até mesmo a coluna da criança devem ser conscientizados dos riscos.”.

Galotti diz que o pula-pula inflável oferece riscos muito semelhantes aos da cama elástica. “Há sempre a possibilidade de duas crianças se chocarem fortemente enquanto saltam, de caírem no chão de mau jeito e fraturar um ou mais ossos, de lesionarem tecidos e ligamentos”.

Fontes:
Dr. Luiz Antonio de Azevedo Lage, especialista em Ortopedia Infantil
Dr. Ricardo Galotti, especialista em Medicina Esportiva
da Clínica Lage Ortopedia de Ponta (www.clinicalage.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br