Notícias

Câncer na boca: cigarro é responsável por 80% dos casos

18/12/2007

O cigarro está associado a mais de 80% dos casos de câncer na boca. “Cada cigarro contém pelo menos 28 componentes químicos que causam câncer e que alteram a mucosa bucal, enfraquecendo o sistema imunológico do paciente”, diz Marcelo Rezende, cirurgião-dentista e diretor da Smiling Dental Care.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), enquanto a incidência de câncer na cavidade oral é de 2,86 casos para cada grupo de 100 mil homens no estado do Amazonas, essa taxa sobre para 16,84 em São Paulo e 19,72 no Rio de Janeiro.

“Adultos não-fumantes devem fazer o auto-exame bucal a cada seis meses. Fumantes, a cada três meses. Olhando atentamente para o espelho, sob boa iluminação, a pessoa deve procurar por manchas brancas, vermelhas ou pretas, carnes crescidas, caroços e bolinhas escuras. Feridas que custam a cicatrizar também devem ser observadas. Em caso de dúvida, consultar o dentista é a opção mais segura”, diz Rezende.

Segundo o especialista, que coordena uma clínica de R$ 1,5 milhão em plena Floresta Amazônica, o grupo dos fumantes costuma ser mais negligente com relação à higiene bucal. “Fumantes adultos, além do cigarro, consomem maior quantidade de café, álcool, balas e gomas de mascar. Enquanto um não-fumante acaba de almoçar e escova os dentes, o fumante costuma acender um cigarro, deixando a higiene em segundo plano”.

Rezende diz que as visitas ao dentista também costumam ser mais espaçadas entre os fumantes. “Quanto mais você cuida dos dentes, mais consciente se torna da necessidade de ir ao dentista com certa regularidade. Os fumantes, por apresentar maior incidência de cáries, formação de placas e tártaros, gengivites, estomatites e hemorragias, devem estar mais atentos à saúde bucal e procurar o dentista caso suspeite de alguma anormalidade”.

Fontes: Dr. Marcelo Rezende, cirurgião-dentista e diretor da
Smiling Dental Care, de Manaus
INCA – Instituto Nacional de Câncer (www.inca.gov.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br