Notícias

O risco de ser um “turista” de academia

05/12/2007

Clubes e academias registram aumento de matrículas
nesta época do ano. Especialista alerta para agressões ao corpo

Nesta época do ano aumenta o número de pessoas que ‘correm’ para as academias e clubes, a fim de entrar em forma e revelar um corpo malhado nas praias e piscinas durante o verão. Muitos, inclusive, estão tão acostumados a praticar exercícios somente nos meses mais quentes do ano, que são considerados pelos médicos os “turistas de academia”.
“Trata-se de uma prática totalmente desaconselhada, porque pode estressar os músculos que carecem de preparo físico constante”, diz Simone Diniz, professora de Educação Física e Personal Trainer com ênfase na Terceira Idade. “Toda pessoa sedentária deve buscar orientação antes de iniciar qualquer prática de exercícios. Caso a academia disponha de um personal trainer, a pessoa deve seguir à risca suas indicações, atentando para a freqüência e a carga de exercícios recomendada”.

De acordo com o doutor Lafayette Lage, diretor da Clínica Lage Ortopedia de Ponta, tanto o atleta que treina excessivamente quanto aquele que está saindo do estado de inércia e dando início à prática entusiasmada de esportes precisa saber que as chances de sofrer uma lesão são altíssimas. “As lesões são causadas por exercícios de curta duração e alta intensidade e também por exercícios de longa duração e baixa intensidade. É comum, principalmente entre os jovens, a pessoa se animar e perder a noção do tempo enquanto pratica esportes”.

Segundo o especialista, as clínicas de ortopedia também registram aumento de cerca de 30% no número de atendimentos entre os meses de dezembro e março, justamente por ser o período em que as pessoas mais abusam. “Muitos pacientes assumem que pegaram pesado nos exercícios e, em alguns casos, a primeira medida é mesmo abandonar a academia, ou seja, adotar um outro ritmo de exercícios que garanta melhores resultados a longo prazo”.

Fontes:
Simone Diniz, professora de Educação Física e Personal Trainer com ênfase na Terceira Idade
Dr. Lafayette Lage, médico ortopedista, especialista em Medicina Esportiva e Quadril da Clínica Lage Ortopedia de Ponta (www.clinicalage.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br