Notícias

Laptops causam sérios problemas de postura

05/12/2007

Executivos de vendas, consultores, economistas e escritores costumam levar o laptop para cima e para baixo, da mesma forma com que carregam o celular. Adaptaram-se tão bem ao ‘computador portátil’ que não se dão conta do mal para a postura que faz usá-lo na cama, no avião e no carro, por exemplo.

“O uso continuado de um laptop, lembrando que os novos equipamentos estão cada vez menores – o que possibilita serem usados em qualquer situação – costuma afetar principalmente o pescoço e os pulsos. Dependendo do caso, a postura pode ficar tão comprometida, que um profissional de vinte e poucos anos passa a ter uma coluna de alguém com mais de 50”, diz Lafayette Lage, ortopedista especialista em Medicina Esportiva e cirurgias de quadril e joelhos.

O que fazer, então, já que tem gente declarando que não vive sem um laptop? Problema-chave: tela e teclado estão próximos demais. Ortopedistas e fisioterapeutas dizem que se trata de um problema sem volta, aparentemente, prejudicando costas, ombros, pulsos e pescoço de milhares de usuários daqui para frente.

Lage diz que, da mesma forma com que a indústria passou a considerar conceitos de ergonomia para produzir os computadores de mesa, algo deverá ser feito em breve com relação aos portáteis, sob risco de haver uma geração inteira sofrendo problemas da terceira idade quando ainda estão somente na meia-idade.

CRIANÇAS TAMBÉM CORREM RISCOS

“Mesmo as crianças correm riscos nesse sentido. Neste Natal, muitos pais poderão escolher entre cinco ou seis modelos de laptops infantis. E sabe de uma coisa? Como elas costumam deitar de barriga para baixo no chão e se apoiar nos cotovelos quando estão utilizando o notebook, isso poderá resultar em uma dor nas costas e no pescoço”, alerta o médico.

Fonte: Dr. Lafayette Lage, especialista em Medicina Esportiva e cirurgias de próteses e quadril, diretor da Clínica Lage Ortopedia de Ponta (www.clinicalage.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br