Notícias

Meu bebê nasceu com os pés voltados para dentro. E agora?

29/10/2007

A maioria dos bebês nasce com os pés voltados para frente, ou até mesmo ligeiramente apontando para fora. O que fazer, então, quando o bebê nasce com os pezinhos voltados para dentro?

De acordo com o doutor Luiz Antonio de Azevedo Lage, especialista em ortopedia infantil da Clínica Lage Ortopedia de Ponta (SP), como o problema poderá dificultar o aprendizado de caminhar, é importante que desde muito cedo a criança seja acompanhada por um especialista.

“Exercícios de alongamento são a primeira medida que o ortopedista deverá ensinar os pais a fazer, já que podem ajudar muito a endireitar os pés do bebê. O ideal é que sejam realizados todos os dias até que o problema seja resolvido”, diz Lage.

Em alguns casos, o especialista recomenda gessar pernas e pés da criança para que, gradualmente, haja o reposicionamento dos pés. O gesso deve ser trocado periodicamente, de acordo com a recomendação do médico ortopedista. “Trata-se de uma situação muito semelhante ao uso de aparelhos ortodônticos, até que todos os dentes estejam alinhados. Nesse caso, empreendemos o alinhamento dos ossos dos membros inferiores. Normalmente, o problema é resolvido dentro de um ano”, diz o médico. ♣

Fonte: Dr. Luiz Antonio de Azevedo Lage, médico ortopedista, especialista em Ortopedia Infantil da Clínica Lage Ortopedia de Ponta (www.clinicalage.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br