Notícias

Medicamentos podem ‘estragar’ dentes das crianças

29/10/2007

Não bastasse a alimentação das crianças, que hoje em dia se baseia muito mais em carboidratos, frituras e açúcares – que fazem mal para a saúde como um todo e têm aumentado os níveis de colesterol e o diabetes – também os remédios prescritos por médicos podem provocar estragos na dentição.

De acordo com o cirurgião-dentista Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care, “a indústria farmacêutica costuma fazer uso de maior quantidade de açúcar e corantes artificiais nos medicamentos destinados às crianças, a fim de facilitar a continuidade dos tratamentos. Só que, normalmente, os médicos deixam de orientar pais e filhos sobre a importância de aumentar a higiene bucal ao fazer uso desses remédios, o que torna os dentes dos pequenos mais vulneráveis à cárie”.

Rezende afirma que alguns medicamentos têm quantidade ainda maior de açúcares do que os refrigerantes, e que – associados a uma dieta ‘muito gostosa’, mas ruim para a saúde – acabam enfraquecendo o esmalte, deixando a criança exposta a todo tipo de problema bucal.

“Quando os dentinhos estão surgindo, ou mesmo quando estão caindo os dentes de leite e nascendo os permanentes, o dente novo é mais poroso, mais suscetível às cáries. Portanto, é fundamental haver acompanhamento especial nessa fase, tanto com relação à alimentação da criança, quanto com relação aos hábitos de higiene bucal enquanto faz uso de remédios e xaropes. Só assim é possível garantir que o dente ganhe resistência nessa e nas outras fases do crescimento: inicial (bebê), uniforme (pré-escolar) e acelerado (adolescência)”, diz o especialista. ♣

Fonte: Doutor Marcelo Rezende, cirurgião-dentista, diretor da Smiling Dental Care, de Manaus (AM) (www.marcelorezende.com)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br