Notícias

Está aberta a temporada de CIRURGIA PLÁSTICA

29/10/2007

Saiba os cuidados que deve tomar antes de ‘bater o martelo’
Há dois meses do verão, as clínicas de cirurgia plástica começam a lotar de homens e mulheres entusiasmados com a idéia de melhorar alguma parte do corpo. Mas, independentemente da complexidade do procedimento escolhido, vale a pena saber quais cuidados são necessários para evitar problemas.
“O primeiro passo é adotar um critério na escolha do cirurgião plástico. No mínimo, ele deve constar no cadastro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Não opere com aqueles que não têm especialidade reconhecida nessa sociedade. Trata-se de uma primeira medida de segurança, já que todos que estão ali se submeteram a uma formação rigorosa e dentro de padrões fiscalizados anualmente”, diz o cirurgião plástico Fabrício Torres.
O especialista chama atenção para a importância de uma conversa bastante franca logo de início entre paciente e cirurgião plástico. “Não minta nem esconda nada antes da cirurgia. Nada pode passar batido, como informações sobre doenças, medicações em uso e cirurgias anteriores”.
Torres diz que, quanto mais o paciente estiver atento para os cuidados antes e depois da cirurgia, melhores serão os resultados. “Faça tudo de acordo com as orientações do cirurgião; tome todos os cuidados possíveis, como repouso, curativos, posições adotadas para dormir e andar.O paciente tem participação importante no resultado final da sua cirurgia”.
Por fim, o cirurgião plástico chama atenção para hábitos que contribuem para um melhor (ou pior) resultado. “O organismo é um aliado importante. O fumo, a má alimentação e o sedentarismo ao longo da vida refletem na recuperação do paciente. Quem leva uma vida saudável certamente tem o organismo trabalhando em seu favor”. Torres diz que esses fatores são muitas vezes deixados de lado, mas que deveriam ser lembrados a cada momento da vida. “Assim como acarretam doenças, também comprometem a aparência, desencadeando problemas no pós-operatório”.
Fonte: Dr. Fabrício Torres, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br