Notícias

Check up predial evita proliferação de pragas em hospitais

29/10/2007

Um dos principais problemas das estações mais quentes – Primavera e Verão – é a proliferação das pragas urbanas: ratos, baratas e insetos voadores, principalmente. Pesquisa realizada pela Gallup Organization indica que somente 17% dos administradores estão bem informados sobre as perdas que a falta de controle de pragas pode gerar. Em 12% dos casos, não há ninguém especialmente responsável pela notificação do controle de pragas dentro do hospital.

“O controle de pragas é um dos pontos críticos dos hospitais, principalmente sob a ótica da saúde. Afinal de contas, a batalha contra esses ‘inquilinos’ indesejáveis passa não só pelo controle físico em si, mas pela conscientização acerca dos hábitos adotados em cada instituição de saúde”, diz João Brogotá, biólogo com especialização em vigilância sanitária e gerente comercial da Praxxis Controle de Pragas – empresa da família Brasanitas Serviços Integrados.

Segundo o especialista, o check up predial é um dos pontos determinantes da conduta a ser tomada para evitar que o hospital seja visitado por formigas, baratas, ratos, pombas etc.. “Para avaliar que tipo de praga tem risco potencial de infestação no local, é preciso checar equipamentos de produção, rodapés e frestas, rachaduras e orifícios em paredes, forros e estuques, material em desuso, estoques, armazenamento de entulhos e materiais descartados, jardins etc.”, diz Brogotá.

Biólogos, engenheiros e médicos veterinários integram a equipe técnica da Praxxis, atuando como multiplicadores de informações. Além disso, são capacitados para reconhecer o grau de infestação, identificando pontos de entrada, abrigos, fontes de água e alimento.

Fonte: João Brogotá, biólogo com especialização em vigilância sanitária e meio ambiente, gerente comercial da Praxxis Controle de Pragas – empresa da família Brasanitas Serviços Integrados (www.brasanitas.com.br).

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br