Notícias

Educação tecnológica transforma salas de aula

27/09/2006

A PNCA Robótica e Eletrônica, empresa incubada no ParqTec (São Carlos/SP), está ampliando rapidamente sua participação no setor educacional. Mais de três mil estudantes de 13 cidades do Interior Paulista já têm acesso ao material pedagógico desenvolvido pela empresa, que aposta na educação tecnológica.

“Acreditamos que a presença da tecnologia de ponta em sala de aula não é suficiente para assegurar melhorias no ensino se não forem observados conceitos claros, metodologia adequada e uma aplicação específica”, diz o professor doutor José Pacheco de Almeida Prado, diretor de projetos da PNCA.

Prado aposta na idéia de que, através do Projeto de Educação Tecnológica (PETe), a PNCA está contribuindo para a formação de uma nova consciência sobre o papel da tecnologia no ensino, em que ela passa a ser usada como ferramenta do processo de aprendizagem. “O material pedagógico desenvolvido promove a criatividade, incentiva o aluno a abstrair e desenvolver o trabalho em equipe através das práticas inseridas em seus kits didáticos”, diz o professor.

A empresa desenvolve kits de robótica pedagógica – compostos por softwares e apostilas práticas e teóricas – que envolvem informática, eletrônica e montagens mecânicas simples, aplicáveis ao Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior.

“Os resultados são bastante favoráveis. O material facilita a didática dos professores e aperfeiçoa o aprendizado. Os alunos se mostram mais integrados, estimulados e capazes de empreender, fatores preponderantes para se tornarem profissionais competitivos e capacitados para o mercado de trabalho”, diz Prado.

Sobre a PNCA

A equipe de gestão da PNCA é formada pelos professores Dr. Carlos Eduardo Formigoni, Dr. José Pacheco de Almeida Prado e Msc Marcello Cláudio de Gouvêa Duarte. O lado empreendedor desses professores-pesquisadores os conduziu à criação da PNCA Robótica e Eletrônica Ltda.

A empresa está incubada no Parque de Alta Tecnologia de São Carlos (ParqTec) há um ano. “A intenção de alocar a PNCA em uma incubadora de empresas visa aprender com a experiência de outros empresários, ampliar nossa rede de contatos e vivenciar a rotina de um ambiente especificamente voltado para a produção. Enfim, estar onde é preciso estar, para que esse lado empreendedor alcance sucesso, reconhecimento e retorno financeiro”, diz Prado.


Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br