Notícias

Acupuntura combate dor nas costas

03/10/2007

Especialista brasileiro comenta estudo alemão
que ressalta qualidades da técnica oriental

Estudo realizado na Ruhr-Universität Bochum, na Alemanha, revela que a acupuntura se mostrou muito mais eficiente do que os medicamentos tradicionais utilizados para aliviar dor nas costas de um grupo de pacientes.

De acordo com o doutor Heinz Endres, que coordenou as pesquisas na universidade alemã, mesmo o grupo tratado com ‘falsa acupuntura’ teve melhores resultados que o tratado com remédios ocidentais, o que levou os pesquisadores a questionar de onde partem as reações do corpo às agulhas comuns que também foram empregadas.

“A acupuntura representa uma opção de tratamento altamente promissor e eficaz para combater a dor nas costas. Os pacientes não só apresentaram redução na intensidade de dor, como relataram melhoras substanciais nos movimentos e qualidade de vida”, diz Endres.

De acordo com o ortopedista Ricardo Galotti, especialista em Medicina Esportiva da Clínica Lage Ortopedia de Ponta, cresce o número de brasileiros que buscam na acupuntura uma forma de diminuir a dor sem ter de se ‘encher’ de remédios. “A acupuntura tem efeito analgésico, relaxante muscular e antiinflamatório. Trata-se de alternativa bastante interessante no combate à dor nas costas, já que pode ter efeito imediato desde a primeira sessão”.

De acordo com o especialista, além da dor nas costas (lombalgia), que costuma imobilizar o paciente, limitando suas ações, as principais indicações para tratamento com acupuntura são: tendinite patelar, lesões musculares, fasceíte plantar e entorse de tornozelo. ☻

Fontes: http://www.archinternmed.com
Dr. Ricardo Galotti, ortopedista e médico do esporte da Clínica Lage Ortopedia de Ponta, diretor da Sociedade Paulista de Medicina do Esporte e médico da Confederação Brasileira de Futebol.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br