Notícias

Joelho: principal causa de afastamento dos esportes

03/10/2007

No futebol é bastante comum o joelho ser a causa de afastamento de muitos jogadores para tratar lesões por seis, sete ou oito meses. Mas, como se trata de uma das principais articulações do corpo, pode comprometer a saúde e a performance de qualquer esportista – mesmo os amadores. A seguir, o doutor Lafayette Lage, especialista em Medicina Esportiva e Próteses de Quadril e Joelho, revela o que a maioria das pessoas precisa saber sobre os joelhos.

1. Qual é a função do joelho?
LL – O joelho é uma junta de ligação entre os ossos da parte superior da perna e os da parte inferior, permitindo movimentação, estabilidade e resistência para suportar o peso do corpo. Vários componentes contribuem para o trabalho dos joelhos, como ossos, músculos, cartilagem, ligamentos e tendões. Cada uma dessas estruturas, inclusive, está sujeita a lesões.

2. O que costuma causar mais problemas nos joelhos?
LL – Um grande número de doenças pode afetar os joelhos, mas a principal delas é a artrite. Embora tecnicamente a artrite esteja relacionada com a inflamação da junta, hoje esse termo designa mais de 100 problemas distintos, incluindo o caso daquele paciente que dá um mau jeito súbito ou até mesmo o do esportista que passou anos e anos tratando lesões subseqüentes.

3. Quais são as estruturas do joelho mais afetadas?
LL - Os meniscos e o ligamento cruzado anterior.

4. Quais os métodos diagnósticos do joelho?
LL – O médico faz um diagnóstico completo a partir do histórico do paciente, de exame clínico e de exames diagnósticos. Dependendo dos dois primeiros, os exames diagnósticos mais solicitados são o Raio-X, Tomografia Computadorizad e Ressonância Magnética. Eventualmente, é preciso uma cirurgia como a artroscopia e biópsia para ter o diagnóstico definitivo. Os dois primeiros são melhores para visualizar partes ósseas e o terceiro, partes moles e estruturas internas do joelho. Já a artroscopia é uma técnica cirúrgica que serve para investigar e tratar ao mesmo tempo, em alguns casos. E a biópsia é a retirada de uma parte do tecido para ser analisada em microscópio.

5. Em atletas, como diferenciar dor no menisco e dor no tendão patelar?
LL - Pelo exame físico do paciente e história clínica. Geralmente, quando uma pessoa lesiona o menisco, ela sente dor quando está com o joelho esticado, reto. Se a dor é moderada, ela continua suas atividades, ainda que de forma reduzida. Já quando a dor é intensa, é sinal de que parte do menisco pega bem entre o fêmur e a tíbia. Depois de qualquer lesão, é comum o joelho ficar dolorido, inchado, crepitar ou perder força e estabilidade. A dor no tendão patelar está associada à tendinite, provocando dor na parte anterior do joelho por supertreinamento.

6. Quais os tratamentos cirúrgicos disponíveis?
LL - O melhor tratamento cirúrgico disponível é a artroscopia. São feitas duas ou três pequenas incisões de quatro milímetros na pele que recobre a junta e introduzido um pequeno tubo iluminado com uma câmera na ponta (artroscópio). O equipamento ‘enxerga’ dentro da junta e projeta a imagem em um monitor, permitindo ao cirurgião utilizar outros instrumentos cirúrgicos para remover partículas soltas de ossos, cartilagens ou mesmo reparar ligamentos ou meniscos.

7. Há como evitar a cirurgia?
LL - Sim, depende do quadro clínico e tipo de lesão. Hoje, inclusive, estamos vivendo a "febre" da artroscopia. Muitos médicos indicam tratamento cirúrgico antes mesmo de tentar qualquer procedimento conservador. Além de ser um erro, pode resultar num quadro pior para o paciente. Raramente indicamos artroscopia para pacientes sedentários acima de 60 anos, porque a maioria deles tem lesão degenerativa de menisco (que é fisiológico) e o tratamento é conservador, ou seja, através de fortalecimento muscular, gelo, bengala, repouso relativo e mudança de alguns hábitos posturais errôneos (correção da ergonomia).

8. Quais as novas drogas para repor cartilagem do joelho?
LL - Há medicamentos que são utilizados por via oral, como glucosamina e condroitina, e por infiltração – os derivados do ácido hialurônico (viscossuplementação). Porém, não acontece a reposição da cartilagem, mas uma melhora da qualidade da cartilagem remanescente.

9. As infiltrações devem ser realizadas?
LL - Como no passado, à base de corticóides, não.

10. O que é a “Terapia de Sinais Pulsados” (PST)? Funciona?
LL - Em casos selecionados, conseguimos atingir ótimos resultados. A terapia atenua dores articulares através de um procedimento indolor, não-invasivo e sem efeitos colaterais. Ao aliviar a dor, o organismo reage positivamente com melhores funções, mobilidade e musculatura. A PST envia campos eletromagnéticos pulsáteis à articulação afetada, estimulando o metabolismo e a atividade das células das cartilagens. A perda da cartilagem é interrompida e o processo biológico de reparo dos tecidos é reativado. Muitos pacientes tratados com PST postergaram ou até mesmo já evitaram cirurgias de prótese de joelho, hérnia de disco, ou epicondilite. A terapia PST será rotina na medicina do futuro. Na próxima década as cirurgias deverão ser reservadas para casos muitíssimo graves. Hoje as cirurgias são realizadas com uma freqüência muito maior devido ao próprio desconhecimento da classe médica sobre esse tipo de terapia revolucionária já existente em mais de 20 países, inclusive no Brasil.

11. A fisioterapia é eficaz?
LL - Depende da indicação, sendo tratamento auxiliar. Principalmente em idosos, grande parte das quedas se deve a deficiências de equilíbrio, força muscular, tempo de reação e flexibilidade, capacidades que podem ser trabalhadas em programas de exercícios físicos de forma a reduzir sua incidência.


12. A partir de que idade há indicação para cirurgias de prótese de joelho?
LL - Preferencialmente, a partir dos 65 anos - do ponto de vista biológico, não cronológico. Atletas geralmente são submetidos a cirurgias muito antes disso. Dependendo do desgaste, as articulações de um jovem de 25 anos podem estar muito mais comprometidas do que as de um idoso de 85 anos. Depende também do grau de deformidade e limitação funcional. Costumo dizer aos meus pacientes que a prótese de joelho tem uma vida útil de, por exemplo, 20 mil quilômetros em uma pessoa não obesa. Você pode percorrer essa distância em cinco, 10 ou 30 anos, ser gordo ou magro.

13. Como as pessoas podem prevenir problemas nos joelhos?
LL – Alguns problemas, como aqueles resultados de acidentes, não podem ser previstos nem prevenidos. Entretanto, qualquer pessoa pode evitar problemas seguindo algumas sugestões, como:
• Fazer aquecimento e alongamento antes de iniciar qualquer atividade física;
• Fortalecer os músculos da perna através de caminhadas, subir e descer degraus repetidas vezes, pedalar, ou até mesmo com ajuda de alguns pesos indicados por um personal treiner;
• Evitar praticar exercícios muito intensos ou o supertreinamento;
• Usar calçados apropriados e em boas condições;
• Manter o peso sob controle, para não sobrecarregar os joelhos. Vale lembrar que a obesidade aumenta muito o risco de osteoartrite.☻

Fonte: Dr. Lafayette Lage, médico ortopedista, especialista em Medicina Esportiva e cirurgias de próteses e quadril, diretor da Clínica Lage Ortopedia de Ponta (www.clinicalage.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br