Notícias

Você sabe a diferença entre tomografia e ressonância?

19/09/2007

QUAL A DIFERENÇA ENTRE
Tomografia Computadorizada E Ressonância Magnética?


Você sabe a diferença entre uma tomografia computadorizada e uma ressonância magnética? De acordo com a radiologista Amisa Guimarães, da URP Diagnósticos Médicos, a principal diferença entre os dois métodos é o tipo de sinal utilizado na formação das imagens.

“A tomografia computadorizada (TC) utiliza radiação ionizante, que são os raios-X. A ressonância magnética (RM) não. Na TC, os raios-X atravessam o corpo do paciente, sendo detectados do outro lado, dependendo da interação com os órgãos e tecidos. Já na RM, o paciente é submetido a um forte campo magnético associado a uma bobina de radiofreqüência, que emite os sinais sonoros. Estes modificam a rotação dos núcleos dos átomos de hidrogênio, presentes em quantidades diferentes em cada tecido. A interrupção da aplicação dos campos e sinais sonoros permite aos prótons retornarem ao seu estado basal. Quando o fazem, emitem sinais que serão geradores das imagens”, explica a médica.

Outra diferença significativa apontada pela radiologista é o tempo de realização dos exames. “Enquanto a TC leva em média cinco minutos, incluindo punção venosa e posicionamento, a RM leva 30 minutos”.

Doutora Amisa diz que praticamente todo o corpo pode ser estudado por TC e RM. “Os dois métodos têm indicações clínicas distintas, sendo que determinadas doenças, órgãos ou sistemas são mais bem estudados por um ou outro método. Porém, algumas vezes as indicações são compartilhadas, como na avaliação hepática e vascular”.

A especialista diz que a RM apresenta sensibilidade e especificidade superiores para estudos neurológicos, assim como para investigação músculo-esquelética e das mamas. Já a TC é superior na análise pulmonar, óssea e das alças intestinais.

“Discutir os casos com o radiologista ajuda a definir o método ou métodos de diagnóstico mais apropriados. Muitas vezes, as informações provenientes de cada método são complementares”, diz Amisa.

*Amisa Guimarães é médica radiologista da URP Diagnósticos Médicos www.urp.com.br

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br