Notícias

Aumentam alergias oculares com a chegada da primavera

19/09/2007

Especialista diz que seis entre dez alérgicos costumam
apresentar problemas nos olhos

A chegada da Primavera, no mês de setembro, marca também o início da temporada de alergias. Agravada pela falta de umidade do ar, a polinização de árvores, flores, gramas e ervas é um dos principais agentes desencadeadores de crises alérgicas. Ao lado do aparelho respiratório, os olhos são órgãos muito afetados, apresentando sintomas que merecem mais atenção das pessoas.

Coceira, vermelhidão, lacrimejamento, aumento da sensibilidade e sensação de haver um corpo estranho nos olhos são os sintomas mais clássicos. Uma certa ardência também pode ocorrer.

“Seis entre dez alérgicos costumam apresentar essas manifestações nos olhos. O problema começa quando o sistema imunológico do paciente reage às partículas suspensas na atmosfera como se fossem corpos estranhos. Essa reação exagerada se reflete em sintomas que, além de incomodar, podem desencadear problemas mais graves. Há pacientes que coçam os olhos com tanta força, que acabam descolando a retina”, diz Renato Neves, médico oftalmologista e diretor do Eye Care Hospital de Olhos.

Segundo Neves, pacientes alérgicos devem lavar os olhos com água em abundância várias vezes ao dia e utilizar lágrimas artificiais. “É importante, entretanto, consultar um oftalmologista assim que os primeiros sintomas surgirem, já que o problema atinge principalmente crianças e jovens e é responsável pelo afastamento da escola e do trabalho”.

Fonte: Dr. Renato Neves, médico oftalmologista e diretor do Eye Care Hospital de Olhos

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br