Notícias

Uso de suplementos deve ser suspenso antes da Cirurgia Plástica

20/08/2007

Pouco se comenta sobre a importância de se suspender a ingestão de alguns suplementos alimentares e certos tipos de medicamentos algum tempo antes da cirurgia plástica, a fim de evitar comprometer o procedimento e a saúde do paciente.

De acordo com o doutor Robert Jan Bloch, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, “ainda que o rótulo de um produto indique que ele é ‘natural’, é necessário relatar seu uso ao cirurgião plástico desde a primeira consulta, para que o profissional avalie se o uso deverá ser interrompido ou não. Até mesmo suplementos alimentares e substâncias empregadas pela medicina alternativa podem oferecer riscos que os pacientes desconhecem”.

Bloch relaciona medicamentos naturais que devem ser suspensos antes da cirurgia plástica. Confira:

Suspender uma semana antes:

• Ginseng – a substância pode diminuir os níveis de açúcar no sangue.
• Alho, gergelim e gengibre – devem ser retirados da alimentação para não provocar hemorragias.
• Ginkgobiloba – como também é um anticoagulante, pode provocar hemorragia.
• Suplemento hormonal à base de melatonina – empregado na regularização do sono, pode diminuir a quantidade necessária de anestésico.
• Aloe vera – produtos que contém essa substância podem causar dermatites se aplicados diretamente sobre a pele ou baixar a quantidade de potássio ingerido. Aconselha-se suspender o uso durante o período pré e pós-cirúrgico.
• Efedra – utilizada para aumentar a capacidade respiratória de pacientes com asma, pode desencadear graves problemas no coração quando combinada com anestesia, levando a uma parada cardíaca.

Suspender dois meses antes:

• Equinácea – fitoterápico empregado para aumentar a resistência a gripes e resfriados, pode afetar o fígado durante a anestesia geral e interferir no processo de recuperação do paciente.
• Valeriana – aumenta os efeitos da anestesia e pode retardar a recuperação do paciente.

“O mais indicado é o paciente carregar consigo todos os medicamentos, suplementos ou mesmo ‘florais’ que esteja fazendo uso e mostrar ao cirurgião plástico já na primeira consulta, a fim de receber orientação adequada”, diz Bloch. ■

Fonte: Dr. Robert Jan Bloch, cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, mais de 15 mil cirurgias plásticas realizadas em 35 anos de profissão.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br