Notícias

Terceira Idade. Exercícios físicos previnem ‘estragos’ da queda

20/08/2007

Dados publicados na Revista de Saúde Pública indicam que 29% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano, enquanto 13% caem de forma recorrente. A partir dos 65 anos, os riscos de queda aumentam significativamente, caracterizando o evento como um marcador da fragilidade, morte, ou do declínio da saúde dos idosos. De acordo com o médico Lafayette Lage, especialista em cirurgias de prótese e quadril, o número de quedas vem aumentando proporcionalmente à longevidade da população.

“A prevenção ainda é o melhor tratamento, tanto porque pode ser fatal, como porque afeta negativamente a qualidade de vida do idoso e de sua família. A maior parte das quedas ocorre em casa, ao subir e descer escadas, tomar banho ou pisar em falso nos degraus”, diz Lage.

Segundo o especialista, grande parte das quedas se deve a deficiências de equilíbrio, força muscular, tempo de reação e flexibilidade, capacidades que podem ser trabalhadas em programas de exercícios físicos de forma a reduzir sua incidência.

Para a personal trainer Simone Diniz, que desenvolve programas de atividade física com idosos, a diminuição da massa muscular é um dos principais fatores que levam a quedas com o avançar da idade. “A redução da força nos membros inferiores, associada à incapacidade de se levantar, ao aumento da instabilidade, redução de amplitude da passada e da velocidade de andar, contribuem para o aumento do número de acidentes. O treinamento de força tem sido cada vez mais indicado para idosos, como uma maneira segura e eficaz de combater essas perdas”.

Simone diz que o treinamento do equilíbrio em programas de exercícios físicos também pode trazer bons resultados. “A inatividade leva ao tédio e ao sedentarismo, enfraquecendo a pessoa como um todo, principalmente os idosos. Não é necessário freqüentar academias de ginástica, nem ‘enfrentar’ equipamentos sofisticados. Uma caminhada no parque, seguida de alongamentos e exercícios que trabalhem a propriocepção (capacidade de perceber cada parte do corpo), oferece amplos benefícios, desde que acompanhados por um profissional competente”. ■

Fontes:
Dr. Lafayette Lage, médico ortopedista, especialista em Medicina Esportiva e cirurgias de próteses e quadril, diretor da Clínica Lage Ortopedia de Ponta
Simone Diniz, professora de Educação Física e Personal Trainer com ênfase na Terceira Idade

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br