Notícias

Papai mais bonito. Especialistas indicam procedimentos para homens entre 30 e 80 anos

08/08/2007

Eles ainda representam 10% de todas as cirurgias plásticas realizadas, mas está ficando cada vez mais comum os homens assumirem suas vaidades e cuidados com a aparência. De acordo com o cirurgião plástico Robert Jan Bloch, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o perfil do brasileiro é bastante parecido com o do americano. Nos Estados Unidos, dados da American Society for Plastic Surgeons apontam as cinco cirurgias plásticas mais requisitadas pelos homens em 2006: rinoplastia (nariz), blefaroplastia (olhos), lipoaspiração, transplante de cabelo e ginecomastia (redução de mamas).

“Hoje o homem assume que quer estar mais bonito para sua família e para encarar o mercado de trabalho. Homens maduros também costumam lançar mão de algum recurso estético quando partem para um novo relacionamento. Quer seja a eliminação das bolsas de gordura e pele sob os olhos, quer seja a utilização dos fios de nylon no thread lift para levantar a aparência, há muitos recursos que vêm conquistando mais e mais adeptos”, diz Bloch.

Para o cirurgião plástico Fabrício Torres, os cuidados masculinos em relação à aparência podem ser apontados por faixa etária.

Entre 20 e 30 anos

“Nessa época o homem ainda está se afirmando profissional e emocionalmente. A cirurgia plástica do nariz, buscando suavizar um pouco os traços faciais, é o procedimento mais realizado, ao lado da lipoaspiração da região abdominal e cintura”, diz Torres.

Entre 30 e 45 anos

“Vincos nasolabiais (bigode chinês), rugas na região dos olhos e da testa, calvície e gordura localizada são as principais queixas dessa faixa etária. Geralmente, o homem vai adiando a cirurgia plástica por falta de tempo, priorizando trabalho e família. Muitas vezes, ele toma iniciativa em virtude de um evento externo, que pode ser a difícil recolocação no mercado de trabalho, um divórcio ou, ainda, a percepção de que a esposa está cada vez mais jovem e ele cada vez mais envelhecido”, diz o cirurgião plástico Fabrício Torres. O especialista ressalta a importância de uma decisão ponderada por parte do paciente e uma atitude responsável por parte do cirurgião.
.
Entre 45 e 60 anos

“Essa é a melhor fase para optar por um facelift ou um thread lift, a fim de levantar a expressão, eliminar as bolsas de gordura e pele sob os olhos, suavizar os sulcos nas laterais dos lábios, e levantar um pouco a região da face e pescoço. É um período em que o homem já deve estar cuidando mais da saúde, praticando exercícios regularmente, se alimentando de forma mais saudável, sem excessos e vícios. A cirurgia plástica pode ser mais um recurso para que ele se sinta bem”.


Entre 60 e 80 anos

“A terceira idade tem orgulho de ser vaidosa. Com os homens não é diferente. Muitos gostariam que suas feições reproduzissem a alegria de viver que ainda sentem, e acabam optando por recorrer à blefaroplastia para levantar o olhar e à ritidoplastia, que é a cirurgia plástica facial tradicional, com retirada de pele excedente e reposicionamento dos principais tecidos do rosto e pescoço”, conclui Torres.

Fontes:
Dr. Robert Jan Bloch, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Dr. Fabrício Torres, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica


Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br