Notícias

Óculos adequados podem aumentar as notas das crianças

03/08/2007

Especialista diz que muitos pais ignoram que os filhos não enxergam bem

Uma em cada vinte crianças em fase pré-escolar apresenta algum problema de visão. Na fase escolar, a situação é mais grave, atingindo uma em cada quatro. Piscar os olhos com freqüência, reclamar de dor de cabeça, franzir a testa para focar um objeto ou apertar a vista para ler um livro podem indicar problemas de visão. Mas, nem sempre a doença dá sinais tão claros de que algo está errado com a criança. Daí a importância de os pais levarem seus filhos ao oftalmologista com regularidade quando pequenos.

Para o médico oftalmologista Renato Neves, diretor do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, o desempenho de uma criança na escola depende, entre outros fatores, de ela enxergar bem. “Atendemos crianças que não tiravam boas notas na escola porque um olho tinha mais de 10 graus de miopia, por exemplo. Os pais devem estar sempre atentos à saúde ocular de seus filhos e estimulá-los a usar óculos ou tampões sem preconceito”.

O oftalmologista alerta aos pais que não esperem que algum incidente ocorra para então agendar uma consulta. “A primeira visita a um oftalmologista deve ocorrer até o sexto mês de vida do bebê. Depois, entre quatro e seis anos, para se ter certeza de que a criança não apresenta erros refrativos, como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou ambliopia. Sabe-se que os tratamentos desses problemas de visão alcançam ótimos resultados quando diagnosticados e corrigidos antes dos sete ou oito anos. Quem já faz uso de óculos deve conferir as lentes ao menos uma vez por ano”.■

Fonte: Dr. Renato Neves, médico oftalmologista
e diretor do Eye Care Hospital de Olhos, de São Paulo

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br