Notícias

Pessoas hospitalizadas correm mais riscos de entupimento de veias

17/07/2007

Estudos realizados pela University of Massachusetts Medical School, nos Estados Unidos, revelaram que cerca de 10% das mortes súbitas ocorridas entre pacientes hospitalizados estão associadas à embolia pulmonar.

De acordo com o coordenador das pesquisas, doutor Frederick A. Anderson Jr., o tromboembolismo venoso (VTE) envolve a formação de coágulos sangüíneos na veia, podendo causar desde uma trombose venosa profunda (TVP) e uma embolia pulmonar, até o bloqueio total de uma artéria do pulmão.

Os pacientes que correm maior risco são aqueles que permanecem por dois ou mais dias internados, idosos, doentes graves ou que passaram por cirurgias – principalmente as que envolvem anestesia geral.

Na opinião do doutor João Geraldo Simões Houly, chefe da UTI do Hospital Santa Paula (São Paulo), pacientes de risco devem receber acompanhamento diferenciado. “Desde o momento em que o paciente dá entrada no hospital, identificamos os tipos de cuidados especiais que seu estado geral requer. Quando existe risco de tromboembolismo, anticoagulantes são necessários”.

Houly acredita que estudos como os de Massachusetts são importantes para que um maior número de hospitais atente para a magnitude do problema. “O diagnóstico acurado ainda é uma das principais barreiras a serem ultrapassadas, já que metade dos pacientes que dão entrada no hospital e têm fatores de risco para doenças vasculares desconhece o fato. O estabelecimento de um programa de profilaxia e orientação da classe médica parece ser algo bastante promissor.”

Fontes:
• Dr. João Geraldo Simões Houly, chefe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Paula, de São Paulo
• Edição de julho do American Journal of Hematology

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br