Notícias

Ex-obesos são muito mais sensíveis ao consumo de álcool

03/07/2007

Pessoas submetidas à cirurgia de redução do estômago podem ficar completamente bêbadas com uma simples taça de vinho. De acordo com o doutor John Morton, do Stanford University Medical Center, nos Estados Unidos, apesar de muitas pessoas julgarem inofensivo oferecer um drink a um ex-obeso, a verdade é que pode ser altamente perigoso.

Tendo realizado mais de mil cirurgias bariátricas, Morton coordenou um estudo em que 36 homens e mulheres (19 tinham se submetido à cirurgia bariátrica) ingeriram cerca de 150 mililitros de vinho tinto em 15 minutos. Mais de 70% dos ex-obesos atingiram um nível de álcool no sangue qualificado como ‘intoxicação’, enquanto as 17 pessoas que nunca se submeteram à cirurgia bariátrica não apresentaram sinais expressivos.

De acordo com o cirurgião bariátrico Thomas Szego, do Hospital Santa Paula, os pacientes submetidos a ‘bypass gástrico’ ou derivações em que o alimento chega rapidamente ao intestino – como é o caso dos pacientes citados –, a absorção de álcool é muito mais rápida, justificando o maior nível de etanol no sangue dos operados, quando comparados aos não-operados.

Szego diz que, normalmente, somente seis meses depois da cirurgia é que pequenas doses de álcool são liberadas em ocasiões especiais – por exemplo, meia taça de vinho tinto. “Entendemos que o paciente operado deva ter vida normal, sem abusos. Excluir totalmente o álcool não é o habitual de nossa sociedade. Por outro lado, o uso em demasia é lesivo. Os pacientes são orientados a ingerir pequenas quantidades lentamente, e advertidos a nunca dirigirem após a ingesta alcoólica”. ■

Fonte: Thomas Szego, especialista em cirurgia do aparelho digestivo, do Hospital Santa Paula (www.santapaula.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br