Notícias

Estudo alerta: programas de entretenimento fazem você engordar!

05/06/2007

Estudo realizado pelo instituto americano Smell and Taste Treatment and Research Foundation, em Chicago (Estados Unidos), comprovou que as pessoas comem mais quando estão ‘ligadas’ na TV. Ainda mais, diante de programas de entretenimento. De acordo com o doutor Alan Hirsch, que explorou o impacto do aroma, gosto e do comportamento de voluntários enquanto assistiam programas de TV e consumiam batatas fritas, foi registrado um aumento entre 42% e 44% a mais na ingestão do alimento em relação ao mesmo quadro diante de um aparelho de TV desligado.

De acordo com Flávio Guerra, médico endocrinologista do Hospital Santa Paula, de São Paulo, o estudo comprova que, para não engordar, a pessoa deve fazer suas refeições bem longe do aparelho de TV. “Quando concentrada no programa que está sendo apresentado, a pessoa normalmente perde a consciência do volume ingerido, julgando que comeu pouco. É nesse ponto que ocorre a superalimentação (overfeeding) e o ganho de peso”.

O especialista diz que, uma vez entretida, a pessoa mal presta atenção no gosto ou no aroma do alimento. “Como a pessoa reage ao programa, há toda uma alteração do seu ritmo respiratório, comprometendo a mastigação. É comum o telespectador engolir muito ar enquanto come olhando para a TV. O ideal, então, é seguir uma dieta equilibrada, evitando se alimentar fora de hora e fazendo as refeições em locais onde não há aparelhos de TV ligados”.

Fonte: Dr. Flávio Guerra, médico endocrinologista do Hospital Santa Paula (SP)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br