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Por que terceirizar a limpeza hospitalar?

01/06/2007

O aumento de competitividade em todos os setores da economia tem forçado as empresas a classificar os serviços desempenhados em grupos de provento. Submetendo esses grupos a um estudo minucioso, percebe-se que, além da atividade-fim, há uma constelação de outros serviços que contribuem para o sucesso do negócio.

Esses serviços-suporte devem, hoje em dia, ser analisados tendo em vista a necessidade de um nível de excelência no desempenho, o que tem levado invariavelmente à sua terceirização. Se, inicialmente, foram as baixas margens de lucro dos hospitais brasileiros que fizeram com que recorressem à terceirização dos serviços de limpeza e conservação como forma de reduzir custos de mão-de-obra e encargos trabalhistas, hoje a terceirização é necessária para atender às exigências em nível de qualidade.

Em um mercado cada vez mais competitivo, outros ganhos se tornaram ainda mais evidentes, na medida em que se constatou que ambientes devidamente higienizados e pessoal bem-treinado resultavam em melhor serviço de saúde e pacientes/clientes mais satisfeitos e fidelizados.

Nos últimos anos, cerca de 30% dos hospitais da Região Sudeste passaram a contar com mais de um serviço terceirizado. Enquanto os serviços de limpeza e conservação, segurança e controle de pragas foram os primeiros a ser terceirizados, o modelo de negócios vem abrangendo outros serviços, como estacionamento, exames laboratoriais, banco de sangue, e, mais recentemente, diagnósticos por imagem e impressão de documentos.

Por sua vez, empresas tradicionais que se especializaram em oferecer serviços de limpeza ou segurança aumentaram o leque de serviços. Hoje, há quem preste serviços de manutenção e gestão, manejo de lixo e suportes de recursos humanos e logísticos. E há quem esteja inovando ao se especilizar em “gestão de áreas verdes” e “conforto ambiental”.

Ainda no âmbito hospitalar, também conta a favor da terceirização dos serviços de limpeza e conservação a rapidez com que as equipes são treinadas, liberando mais rapidamente os leitos para novas internações e resultando em maior volume de atendimento e faturamento.

* Marcelo Trovati é diretor comercial da Brasanitas Serviços Integrados (www.brasanitas.com.br)

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